Senado aprovou projetos do Romário e reconheceu futevôlei e altinha como modalidades esportivas oficiais no BrasilDivulgação/@tafc_futevolei

Rio - A Comissão de Esporte do Senado aprovou, nesta quarta-feira (1), dois projetos de autoria do senador Romário (PL-RJ) que reconhecem oficialmente como modalidades esportivas o Futevôlei (PL 423/2025) e a Altinha (PL 434/2025). Ambas nasceram nas areias do Rio de Janeiro, em 1960, e hoje fazem parte da identidade esportiva brasileira.
O Futevôlei surgiu em Copacabana como alternativa à proibição do futebol em algumas áreas de praia. Criado por jovens cariocas, o esporte mistura fundamentos do futebol e do vôlei em uma combinação que rapidamente se espalhou pelo país e pelo mundo.
"Essa é uma conquista especial para mim, para o Rio de Janeiro e para o Brasil. O Futevôlei é carioca na origem, brasileiro de coração e símbolo da nossa cultura esportiva. Reconhecer o futevôlei como modalidade esportiva oficial é garantir mais oportunidades para quem vive e respira essa paixão, dos profissionais aos que jogam por amor nas areias do país inteiro. E, acima de tudo, é reconhecer o Brasil em sua essência mais pura: criativo, resiliente, inclusivo", disse Romário.
O projeto de Romário não só reconhece a modalidade oficialmente, como também prevê a criação de espaços públicos adequados, a formação de treinadores e a realização de eventos para divulgar o esporte, além de incentivar a inclusão da prática em escolas e comunidades carentes. O senador espera que o Futevôlei seja incluído nas modalidades olímpicas.
"As areias de Copacabana deram ao mundo um esporte único. Meu sonho é ver esse espetáculo reconhecido também nos Jogos Olímpicos. Se o skate e o surfe conquistaram seu espaço, não tenho dúvida de que o futevôlei também pode chegar lá”, ressaltou o parlamentar", ressaltou o parlamentar.
Já a Altinha, que também começou como uma brincadeira entre amigos nas praias cariocas, atravessou gerações e, em 2012, foi reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Rio de Janeiro. Com a aprovação na Comissão de Esporte do Senado, em caráter terminativo, os projetos seguem agora para análise da Câmara dos Deputados.
"A Altinha é muito mais do que uma brincadeira de praia. É esporte, cultura, lazer, saúde e inclusão. Com o reconhecimento oficial, damos um passo importante para valorizar quem pratica, incentivar novos espaços e garantir que esse esporte continue crescendo com apoio e estrutura", destacou Romário.