André Fufuca é o ministro do EsporteReprodução/Instagram @esportegovbr

Santiago - O ministro do Esporte, André Fufuca, lamentou a derrota da candidatura de Rio-Niterói pelo Pan e Parapan de 2031, mas parabenizou a todos que trabalharam para que as cidades pudessem receber os Jogos. A dupla brasileira perdeu para Assunção, capital do Paraguai, na votação desta sexta-feira (10).
"Infelizmente não deu, mas fizemos o possível. Quero parabenizar o Comitê Olímpico Brasileiro, os prefeitos Eduardo Paes e Rodrigo Neves e todos que trabalharam intensamente em busca dos Jogos. Torço agora para que Assunção realize um evento à altura do que o Rio de Janeiro faria. Tenho certeza de que estão abraçando o esporte, e aqui no Brasil continuaremos fazendo o mesmo, investindo nossos atletas, em grandes competições e grandes sonhos"', afirmou o ministro, ao site do governo.
O Ministério do Esporte apoiou a candidatura Rio-Niterói e integrou o comitê gestor responsável pela proposta. O objetivo foi oferecer suporte institucional do governo e atrair mais um evento de impacto internacional para o Brasil.
A disputa, nesta sexta-feira (10), foi muito apertada. Assunção superou Rio-Niterói por 28 votos a 24. Eram necessários pelo menos 27, de um total de 53, para a confirmação.