Presidente da Fifa, Gianni Infantino (à esquerda), participou de celebração pelos 100 anos da federação bolivianaDivulgação

Gianni Infantino surpreendeu ao prometer que a Bolívia será sede de uma edição da Copa do Mundo. O presidente da Fifa fez o anúncio durante visita a La Paz, na última segunda-feira, em celebração aos 100 anos da Federação Boliviana de Futebol (FBF).

Compromisso feito em La Paz

O dirigente não especificou quando levará o torneio para o país ou qual categoria. A imprensa boliviana relembrou que o ex-presidente Evo Morales pediu em visita de Infantino em 2016 que a Bolívia recebesse uma competição em 2025, para celebrar os 200 anos de fundação do país, o que não aconteceu.
"Vamos trazer uma Copa do Mundo para cá, claro, é evidente; vamos ver, vamos conversar sobre qual Copa do Mundo estamos falando", declarou Infantino.

Apoio sul-americano e diálogo político

Infantino participou da cerimônia ao lado do presidente da Conmebol, e Alejandro Domínguez, e do novo presidente da Bolívia, Rodrigo Paz. O dirigente da Conmebol, inclusive brincou dizendo que iria cobrar.
“Vamos começar a conversar com o presidente eleito”, completou o presidente da Fifa.
A escolha das sedes da Copa do Mundo é feita por meio de votação com mais de 200 federações filiadas à Fifa.
Entretanto, a Fifa pode agir nos bastidores para evitar que haja um outro país candidato, caso queria realmente cumprir com a promessa. Afinal, já fez algo parecido para que a Arábia Saudita vencesse o processo para sediar a Copa do Mundo de 2034.

Altitude é um problema

Uma questão muito relevante e que praticamente inviabiliza da Bolívia como sede de uma edição do Mundial dois profissionais é a questão da altitude. Afinal, a principal cidade boliviana é La Paz, a 3.650 m do nível do mar.
Os jogos na altitude geram muitas críticas, por causa da dificuldade que jogadores que atuam ao nível do mar têm para respirar e conseguir jogar. Por isso, a tendência é que, se houver uma Copa do Mundo no país, seja de categorias de base.

Seleção boliviana tem sonho mais próximo

Enquanto aguarda a promessa, a seleção da Bolívia se prepara para a repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, que será disputada em março, no México.