John Textor adquiriu 90% das ações da SAF do BotafogoVitor Silva / Botafogo

Rio - Após a CBF decidir encerrar o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, o Botafogo teve o planejamento com o 'time B' afetado. Segundo o "ge", o Alvinegro não deseja encerrar o projeto da categoria sub-23 e avalia emprestar os jogadores para times menores, enquanto estuda um jeito de manter a equipe viva. 
O Botafogo não deseja abrir mão do projeto porque considera um modelo estratégico para a SAF. O caso Jeffinho, por exemplo, é o maior sucesso do clube. O atacante foi contratado junto ao Resende, no ano passado, e foi vendido ao Lyon, da França, neste ano, por 10 milhões de euros (R$ 55 milhões). 
Enquanto estuda uma maneira de manter o sub-23 ativo, o Botafogo emprestará os jogadores da categoria. Equipes como o Resende e o Santo André devem ser os principais parceiros neste início. O time carioca deve receber seis jogadores, enquanto os paulistas deverão ficar com dois, sendo um goleiro. 
Além dos seis jogadores, o Resende deve ficar com o técnico auxiliar Lúcio Flávio para integrar a comissão do treinador Eudes Pedro. DG, João Felipe e Brendon, que foram emprestados ao Botafogo e receberam poucas oportunidades no profissional, também retornarão ao time do sul-fluminense. 
O Resende foi rebaixado no Campeonato Carioca com a pior campanha e disputará a Série A2, Copa Rio e a Série D do Brasileirão em 2023. Já o Botafogo está disputando a Taça Rio e enfrenta a Portuguesa, na próxima segunda-feira (27), às 20h, no Raulino de Oliveira, pelo jogo de volta da semifinal. Na ida, as equipes empataram sem gols.