Partida entre Portuguesa RJ x Botafogo pela Taça Rio no Estádio Luso Brasileiro. Nesta noite de Sábado (18/03). Vitor Silva/Botafogo

Rio - Neste domingo, 09, o Botafogo entra em campo para enfrentar o Audax no Estádio Raulino de Oliveira, às 16h, pelo jogo da volta da final da Taça Rio. Apesar de ter um título em disputa, a importância da partida vai muito além do resultado. 
Desde o jogo contra o Vasco, o Alvinegro mostra dificuldade em apresentar boas atuações e até mesmo em dominar adversários tecnicamente inferiores. De lá para cá, a vitória convincente foi a goleada por 7 a 1 sobre o Brasiliense. Os triunfos sobre o Resende por 2 a 0 e sobre a Portuguesa por 3 a 1 não tiveram atuações de encher os olhos, mas foram resultados construídos com tranquilidade. 
Com exceção destes, o Glorioso ficou devendo nos demais confrontos. Diante do Cruz-Maltino, dois jogadores foram expulsos no primeiro tempo, o que minou qualquer chance de vitória. No compromisso seguinte, contra o time reserva do Flamengo, que ainda foi a campo com muitos garotos, o Botafogo não só perdeu como também viu três atletas receberem o cartão vermelho.
Logo na sequência, o Alvinegro só passou pelo Sergipe da primeira fase da Copa do Brasil por causa do gol salvador de Adryelson nos instantes finais. Quase uma semana depois, o time de Luís Castro perdeu para a Portuguesa e acabou eliminado da fase final do Campeonato Carioca.
As atuações abaixo do esperado também foram vistas tanto no empate sem gols com a Lusa, pelo jogo de ida da semifinal da Taça Rio, quanto na vitória sobre o Audax por 2 a 1, na partida de ida da decisão. Contra o time de Angra, inclusive, o Botafogo saiu atrás e poderia ter se complicado no duelo, já que viu o adversário passar perto de ampliar a vantagem em alguns momentos.
Para completar o cenário, que não é nada bom e já fez Luís Castro balançar no cargo, o Glorioso teve um empate frustrante com o Magallanes-CHI no jogo válido pela primeira rodada do Grupo A da Sul-Americana. Mesmo com um homem a mais durante boa parte do segundo tempo, o Alvinegro cedeu o empate e teve um desempenho que, mais uma vez, deixou a desejar. 
Esta, portanto, é a missão do Botafogo contra o Audax: apresentar uma atuação convincente contra uma equipe tecnicamente inferior. A conquista do título, que garante o time na Copa do Brasil 2024, e a vitória, apesar do empate ser suficiente para levantar o troféu, passaram a ser obrigações.