Sede do Botafogo em General SeverianoVítor Silva/Botafogo

Rio - O Botafogo se prepara para a inauguração da estátua de Garrincha e um farol em General Severiano. As novidades fazem parte do projeto do novo Museu do Botafogo, que está em fase final de licenciamento das obras e de digitalização de acervo. A homenagem ao "anjo das pernas tortas" está prevista para a segunda semana de junho. 
A estátua de Garrincha já está pronta e foi batizada de 'A coreografia de um anjo'. Ela possui tamanho natural, foi feita com estrutura metálica e com acabamento em resina, e ficará na entrada do museu para receber os visitantes. O Museu do Botafogo tem previsão do início das obras em julho e inauguração no primeiro semestre de 2024.
Outra atração do Museu do Botafogo será um farol que vai projetar a imagem da estrela solitária em quatro direções, com intervalos de 7 segundos. A estrutura terá 24 metros de altura e ainda está em construção, diferentemente da estátua de Garrincha que já está pronta e guardada a 'sete chaves' no clube. 
A empresa responsável pelas obras do Museu do Botafogo é a mesma que está realizando as obras do novo museu do Flamengo. Ela já desenvolveu 17 museus em sete países do mundo, como os museus do River Plate e Boca Juniors, da Argentina, do Benfica, de Portugal, da Juventus, da Itália, além do Museu da Conmebol.