Botafogo de Luís Castro ainda não garantiu o primeiro lugar no Grupo A da Copa Sul-AmericanaVitor Silva/Botafogo

Líder do Grupo A da Copa Sul-Americana, empatado com a LDU com nove pontos e ambos com saldo de gols de cinco, o Botafogo está à frente do Grupo A  pelo número de gols marcados (9x7), dependendo apenas de si para se classificar para as oitavas de final. O segundo lugar disputará um mata-mata com um dos eliminados da Libertadores.
Na última rodada, o Glorioso jogará em casa contra o Magallanes, do Chile, enquanto a LDU recebe o César Vallejo, do Peru. Confira todas as possibilidades para a definição da fase de grupos.
Se o Botafogo vencer e a LDU também
- O Glorioso precisará de um resultado com o mesmo número de saldo que os equatorianos e, no máximo, um gol marcado a menos, para que não haja empate nesse critério, já que os rivais têm menos gols sofridos (2x4) e terminariam em primeiro lugar.
Se a LDU tropeçar
- Bastará um empate simples para garantir o primeiro lugar, desde que mantenha a diferença de gols marcados.
Se o Botafogo empatar
- A LDU não pode vencer e, se empatar, só pode fazer um gol a mais do que os alvinegros.
Se o Botafogo perder
- A LDU também precisa perder e, pelo menos, pela mesma diferença de saldo. Neste caso, os equatorianos não podem fazer mais de dois gols em relação ao Botafogo.


Risco mínimo de eliminação

A depender do resultado do confronto entre César Vallejo e Magallanes, que se enfrentam na quinta-feira (8), o Botafogo chegará à última rodada podendo terminar em terceiro lugar e ser eliminado. Isso acontecerá caso os chilenos vençam e cheguem aos seis pontos.

Com isso, eles ainda poderão empatar com o Glorioso com nove pontos se venceram no Nilton Santos. Entretanto, a diferença de saldo de gols para ultrapassar o Botafogo é muito grande no momento: 5 contra -4.