Bruno Lage. Treino do Botafogo Vitor Silva/Botafogo

Rio - Líder do Brasileiro com 51 pontos, o Botafogo segue com uma confortável vantagem para o Palmeiras, que ocupa a segunda colocação. Porém, o Alvinegro vem de duas derrotas seguidas e uma queda de rendimento na temporada. O aproveitamento do técnico Bruno Lage preocupa, e caso seja mantido até o fim da competição, o Glorioso terminará a Série A com uma pontuação que no ano passado o colocaria na terceira posição.
Bruno Lage comandou o Botafogo em 13 partidas, com quatro vitórias, seis empates e três derrotas. Sob o seu comando, o Alvinegro segue como líder do Brasileiro, mas sua vantagem caiu para sete pontos, além da eliminação nas quartas de finais da Sul-Americana. O aproveitamento é de 46,1%. Caso seja mantido nos 15 jogos que faltam para o fim da Série A, o Alvinegro faria no máximo mais 21 pontos, terminando a competição com 72.
No ano passado, o Palmeiras foi campeão brasileiro com 81 pontos, em segundo lugar o Internacional terminou a competição com 73. O Fluminense fechou o G-3 com 70 pontos. Em 2021, o Atlético-MG faturou o caneco com 84 pontos, e o segundo colocado, o Flamengo, alcançou 71 pontos. A última vez que a pontuação de 72 pontos seria suficiente para título foi em 2020, quando o Rubro-Negro do Rio levantou a taça com 71 pontos. 
Apesar do momento conturbado, de acordo com os cálculos do matemático Tristão Garcia, o Botafogo ainda tem 79% de chances de conquistar o título do Brasileiro. Nesta sexta-feira, o Alvinegro enfrenta o Corinthians, em São Paulo, em busca de uma vitória para acalmar os ânimos.