Lance do jogo entre Botafogo e GoiásFoto: Vítor Silva/Botafogo

Rio - Depois de um primeiro tempo ruim contra o Goiás, o Botafogo se recuperou na etapa complementar, mas não conseguiu o resultado que esperava. O Alvinegro empatou em 1 a 1 com o Esmeraldino no Estádio Nilton Santos, na noite desta segunda-feira, 2, pela 25ª rodada do Brasileirão. Lucas Halter abriu o placar para a equipe visitante, mas Tiquinho Soares, que iniciou o jogo no banco, fez um golaço no segundo tempo para deixar tudo igual.
Com o resultado, o Botafogo chegou aos 52 pontos e manteve os sete de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro. Se tivesse vencido, teria aberto nove para o Red Bull Bragantino, atual segundo colocado.
Agora, o Botafogo vira a chave para a 26ª rodada do campeonato. O Alvinegro voltará a campo no próximo domingo, às 16h, para enfrentar o Fluminense no Maracanã.

O JOGO

O Botafogo fez um primeiro tempo ruim. Sob forte no Estádio Nilton Santos, o jogo ficou ainda mais rápido, e o time pareceu nervoso dentro de campo. Nesse cenário, o Goiás chegou cedo com perigo em duas oportunidades. O Alvinegro conseguiu responder por volta dos dez minutos, num erro do Esmeraldino, que deixou Diego Costa cara a cara com o goleiro dentro da área, mas Tadeu defendeu.
Assim, aos 27 minutos, o Goiás abriu o placar. Depois de uma transição rápida para o ataque, os comandados de Armando Evangelista conseguiram um escanteio. Guilherme Marques foi para a cobrança e colocou a bola no primeiro poste. Lucas Halter subiu sozinho e balançou as redes do Nilton Santos.
A partir daí, o Esmeraldino só se defendeu, enquanto o Glorioso atacava. No entanto, o time não mostrou tranquilidade para caprichar nas conclusões. O primeiro tempo chegou ao fim, e a única boa chance do Botafogo veio naquela finalização de Diego Costa, originada a partir de um erro defensivo do próprio Goiás.
No segundo tempo, Bruno Lage promoveu as entradas de Luis Henrique e Tiquinho Soares, e o jogo mudou. Isso porque foi numa jogada da dupla que o Glorioso empatou a partida.
Luis Henrique puxou contra-ataque aos sete minutos e acionou Tiquinho pelo lado esquerdo. O centroavante tentou encontrar um companheiro livre, mas não encontrou. Assim, optou pela finalização e fez um golaço ao colocar a bola no ângulo esquerdo da meta defendida por Tadeu.
Depois disso, o Botafogo pressionou o Goiás e criou boas chances, mas não conseguiu a virada. A melhor oportunidade veio num chute de Tchê Tchê da entrada da área, que carimbou o travessão. Cabe mencionar que o Esmeraldino também teve oportunidades de retomar a vantagem, com João Magno e Matheus Babi, mas as finalizações saíram ruins.

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x1 Goiás

Data e Hora: 02/10/2023, às 20h
Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (FIFA/SC)

Cartões amarelos: Lucas Perri, Diego Costa, Victor Sá e Tiquinho Soares (BOT) / Allano, Morelli, Maguinho e Lucas Halter (GOI)
Cartões vermelhos:
Gols: Lucas Halter (0-1) (27'/1ºT) / Tiquinho Soares (1-1) (07'/2ºT)
BOTAFOGO (Técnico: Bruno Lage)
Lucas Perri; Tchê Tchê (Di Plácido, 52'/2ºT), Adryelson, Cuesta e Hugo; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Luis Henrique, Intervalo) e Eduardo; Junior Santos (Tiquinho Soares, Intervalo), Victor Sá (Segovinha, 36'/2ºT) e Diego Costa.
GOIÁS (Técnico: Armando Evangelista)
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Hugo; Willian Oliveira (Sidimar, 43'/2ºT), Guilherme Marques (Raphael Buzzo, 20'/2ºT) e Everton Morelli; Allano (Apodi, 43'/2ºT), Anderson Oliveira (Alesson, 32'/2ºT) e João Magno (Matheus Babi, 43'/2ºT).