Rafael, lateral-direito do BotafogoVitor Silva/Botafogo

Rio - O lateral-direito Rafael chegou ao Botafogo em 2021 após um longo período no futebol europeu, onde teve passagens por Manchester United, da Inglaterra, Lyon, da França e Istambul Basaksehir, da Turquia. Pelo time inglês, o atleta atuou com vários astros do futebol mundial, como Cristiano Ronaldo, Wayne Rooney, Van Der Sar, entre outros. 
Em entrevista ao programa "Tá na Área", do "SporTV", o camisa 2 foi convidado a fazer uma seleção entre os jogadores do Botafogo de 2023 e o Manchester United de 2008, que conquistou a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes naquele ano. 
Entre as escolhas de Rafael, uma delas causou bastante impacto. No duelo entre Cristiano Ronaldo e Júnior Santos, o lateral escolheu o brasileiro por causa do atual momento e comparou a Liga Saudita com o Brasileirão. 
"Por momento com certeza é o Júnior Santos, pô. Não tenho dúvidas. Cristiano Ronaldo está jogando na Arábia (Saudita). Não desfavorecendo a Arábia, mas o Campeonato Brasileiro é mais forte", disse Rafael, em um momento mais descontraído. 

Também no ataque, Tiquinho Soares foi escolhido ao invés do argentino Carlitos Tévez. Além do voto, o lateral revelou que não tinha boa relação com o ex-companheiro de United. 
"Tiquinho Soares, pô. Até porque eu não sou fã do Tévez, não como jogador. Já briguei com ele. Jogo contra o City, ele tinha saído do United. Nunca fui fã dele porque o Tévez gostava de esculachar jogador novo. Não gosto dele. Ele fazia muito com os jovens. Ele tratava mal os jovens no United. Sempre foi muito respeitoso, só que ele esculachava muito os jovenzinhos de lá, então nunca gostei dele. Ele saiu do United para o City. A porrada comeu, dei no meio. O juiz deu falta, eu fiz assim para ele sair, ele me empurrou e começou", contou. 
A seleção de Rafael foi a seguinte: Van der Sar; Di Plácido, Vidic, Ferdinand e Marçal; Carrick, Tchê Tchê e Park Ji-Sung; Rooney, Júnior Santos e Tiquinho Soares.
Desfalque do Botafogo no segundo semestre de 2023 por causa de uma grave lesão no joelho, Rafael deve renovar seu contrato com o Alvinegro por mais um ano e há o planejamento de se aposentar no fim de 2024.