Botafogo luta pela título brasileiro em 2023Vitor Silva/Botafogo

Rio - O Botafogo perdeu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro para o Palmeiras, que venceu o Internacional no sábado (11), por 3 a 0. Por sua vez, o Alvinegro defende o seu lugar no topo da tabela e precisa vencer o Red Bull Bragantino, em confronto direto, neste domingo (12). 
Líder do Brasileirão desde a 3ª rodada, o Glorioso viu a sua vantagem de 13 pontos, construída ao longo do campeonato, ser dizimada ao longo do segundo turno e seu status de principal postulante ao título passou a ser ameaçado por Palmeiras, Grêmio, Red Bull Bragantino e Flamengo. 
Além do Botafogo, apenas o Fluminense liderou esta edição do Campeonato Brasileiro. A equipe Tricolor esteve no topo da classificação nas duas primeiras rodadas. Desde então, só o Alvinegro esteve na primeira colocação e abriu grande vantagem com relação aos seus adversários diretos. 
Nos últimos 11 jogos, o Glorioso venceu apenas dois - Fluminense e América-MG - e sofreu duras derrotas em confrontos diretos contra Palmeiras e Grêmio. Nas duas partidas, atuando em casa, a equipe sofreu viradas no segundo tempo quando tinha a vantagem no marcador. 
O mau desempenho nos últimos jogos, dá ao Botafogo a 19ª colocação do segundo turno. A campanha só é melhor que a do já rebaixado América-MG. 
Em tempo: Botafogo e Red Bull Bragantino se enfrentam neste domingo (12), às 16h (de Brasília), no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O jogo é válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 59 pontos, o Alvinegro pode retornar à liderança em caso de vitória, mas uma derrota pode fazer o clube cair para a quarta posição.