Botafogo se enrolou sozinho no Brasileirão ao sofrer gols no fim e deixar de vencer quatro jogos Vitor Silva/Botafogo

O Botafogo reclama com a CBF dos erros da arbitragem que o prejudicaram, mas também sofre com as próprias falhas que o deixam cada vez mais longe do título do Brasileirão. Apenas nesta sequência negativa de nove rodadas sem vencer, o Glorioso deixou de ganhar nove pontos ao sofrer gols no fim que mudaram o resultado de quatro jogos, o último no 1 a 1 com o Coritiba.
"Infelizmente o Botafogo tem tido esse comportamento de sofrer esses resultados, há uma dificuldade nesse sentido. Experiência só se ganha passando", avaliou o técnico Tiago Nunes.
Mesmo com a queda de desempenho em campo, esses pontos jogados fora determinaram a perda da liderança para o Palmeiras, que já abriu três pontos de vantagem, a duas rodadas do fim. E o drama alvinegro começou justamente contra os paulistas.

Falhas custam caro

Àquela altura, o Botafogo não vencia há apenas dois jogos e tinha seis pontos de vantagem. O confronto no Nilton Santos era decisivo e o time, ainda comandado por Lucio Flavio, fez grande primeiro tempo, vencendo por 3 a 0. Mesmo com a expulsão de Adryelson, o Glorioso podia ter feito 4 a 1 com um pênalti cobrado por Tiquinho, que perdeu.
Ainda assim, vencia por 3 a 2 até os 44 minutos do segundo tempo, mas sofreu dois gols nos acréscimos, transformando uma vitória essencial em derrota decisiva. A partir dela, o time se perdeu ainda mais e voltou a deixar a vitória escapar no fim outras três vezes.
Contra o Red Bull Bragantino, o Botafogo vencia o confronto direto fora de casa, por 2 a 1, até os 51 minutos do segundo tempo, quando a defesa voltou a falhar num cruzamento, assim como contra o Palmeiras, e sofreu o empate. Mais dois pontos perdidos.
O mesmo aconteceu contra Santos, quando o Glorioso dominou o jogo e foi punido já nos acréscimos, empatando em casa em 1 a 1. E contra o Coritiba, o roteiro foi ainda mais cruel, já que conseguiria a vitória também depois dos 45 minutos do segundo tempo, mas no lance seguinte levou o empate no Couto Pereira.
Além desses nove pontos perdidos, o Glorioso ainda teve outro jogo com a vitória nas mãos, contra o Grêmio no Nilton Santos, mas não perdeu no fim. Em outro confronto direto, o time vencia por 3 a 1, até os cinco do segundo tempo, e levou a virada.