Botafogo disputou a Libertadores pela última vez em 2017Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Rio - Após protagonizar uma trágica reta final de Brasileirão, sem conseguir vencer em seus últimos 11 jogos no campeonato, o Botafogo terminou na quinta colocação e terá que disputar a pré-Libertadores. Mas quem são os possíveis adversários do Glorioso? O Dia te conta!
O Botafogo, ao lado do Red Bull Bragantino, que terminou o Brasileiro em sexto, entrará direto na segunda fase da pré-Libertadores. Na fase anterior, serão realizados três confrontos, com as participações de Aucas-EQU, Nacional-PAR, Melgar-PER, Academia Puerto Cabello-VEN, um time do Uruguai (Nacional ou Defensor) e um da Bolívia (Universitario de Tinto, Aurora, Royal Pari, Blooming ou Jorge Wilstermann), que ainda serão definidos.
Os três vencedores dos jogos da primeira fase se juntarão ao Pote B, que é de onde sairá o adversário do Botafogo. O time carioca e Red Bull Bragantino integrarão o Pote A, ao lado de outros times mais bem ranqueados pela Conmebol. O sorteio acontecerá no dia 19 de dezembro.
Veja como ficará a distribuição:
Pote A: Botafogo, Red Bull Bragantino, San Lorenzo-ARG, Atlético Nacional-COL, El Nacional-EQU, Sporting Cristal-PER, Nacional-URU ou Defensor-URU e Colo-Colo-CHI ou Always Ready-BOL.
Pote B (de onde sairá o adversário do Botafogo): os três vencedores dos jogos da primeira fase, Águilas Doradas-COL, Sportivo Trinidense-PAR, Portuguesa-VEN e mais dois times entre Always Ready (BOL), Magallanes-CHI ou Huachipato-CHI.
Posteriormente, os oito vencedores da segunda fase ainda terão que disputar mais um mata-mata. A partir daí, os quatro clubes que levarem a melhor se garantem na fase de grupos, que começa em abril.