Botafogo enfrentou a LDU nesta quinta-feira (21), em Quito, no Equador, pelo jogo de volta das oitavas de final da LibertadoresVitor Silva/Botafogo

Rio - Davide Ancelotti sentiu o gosto amargo da primeira grande derrota da carreira. Em sua primeira experiência como treinador, o italiano não conseguiu levar o Botafogo às quartas de final da Libertadores. Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, o Alvinegro não conseguiu defender a vantagem, sofreu um gol cedo e perdeu por 2 a 0, nesta quinta-feira (21), na altitude de Quito.
"O gol sofrido nos primeiros dez minutos mudou o jogo. Tivemos que mudar o que tínhamos planejado. Jogar aqui (na altitude) é muito difícil por causa das condições físicas. Tentamos ter uma linha defensiva mais fechada. Não é a maneira que gostamos de jogar, mas tínhamos que adaptar", disse.
A vantagem do Botafogo não durou nem dez minutos. A LDU começou agressiva, empilhou chances nos primeiros minutos e abriu o placar aos sete, com Villamíl. O Alvinegro demorou a equilibrar ações, mas conseguiu encaixar a marcação depois dos 20 minutos. Mas faltava algo a mais na frente.
Na etapa final, Davide Ancelotti manteve a equipe e, consequentemente, os erros se repetiram. Quando o treinador decidiu mudar, já era tarde. A LDU ampliou, de pênalti, com Alzugaray. O Alvinegro, então, ficou repleto de atacantes em campo e chegou a ficar com um a mais após a expulsão de Richard Mina. O atual campeão até esboçou uma pressão, mas sem organização e efetividade.
"Depois das derrotas, tenho sempre que fazer autocríticas e assumir responsabilidades. Temos que analisar o que podemos melhores e seguir em frente. Temos dois objetivos importantes. A Copa do Brasil, que o clube nunca ganhou, e ficar entre os melhores no Brasileirão. Temos que trabalhar e melhorar", afirmou.
Eliminado da Libertadores, o Botafogo ainda tem o Brasileirão e Copa do Brasil pela frente. O Alvinegro volta a campo no próximo domingo (24), às 18h30 (de Brasília), contra o Juventude, fora de casa, pela 21ª rodada do Brasileirão, e depois enfrenta o Vasco, dia 27, às 21h30, em São Januário, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.