Jogadores do Botafogo reunidos no gramadoVítor Silva / Botafogo

Rio - O Botafogo não vai entrar em campo, mas pode ter uma definição importante para a Libertadores de 2026 neste domingo (14). Isso porque finalistas da Copa do Brasil serão conhecidos de noite, e dois cenários podem confirmar se o Glorioso vai disputar a preliminar da competição continental ou se irá direto para a fase de grupos.
Caso a final da Copa do Brasil seja Cruzeiro x Fluminense, o Botafogo garante vaga na fase de grupos. Nesse cenário, o G-5 do Brasileirão vira G-6. Como o Botafogo terminou o campeonato em sexto, ficaria com a vaga.
Por outro lado, se final da Copa do Brasil for Corinthians x Vasco, o Botafogo está confirmado na fase preliminar da Libertadores. Como o Timão e o Cruz-Maltino terminaram o Campeonato Brasileiro em 13º e 14º, respectivamente, o G-5 não viraria G-6.
Se a decisão for Cruzeiro x Vasco ou Corinthians x Fluminense, o Botafogo só conhecerá seu destino no dia 21 de dezembro, data do segundo jogo da final.

Cenário das semifinais

O Corinthians bateu o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão, pela partida de ida da semifinal. O Timão joga por um empate na Neo Química Arena para avançar. Já a Raposa precisa vencer por um gol de diferença para forçar os pênaltis - dois ou mais garante a equipe mineira na final
O jogo da volta entre Corinthians e Cruzeiro acontecerá neste domingo (14), a partir das 18h, na Neo Química Arena.
Já o Vasco bateu o Fluminense por 2 a 1 no Maracanã. Dessa forma, o Cruz-Maltino está a um empate de alcançar a final da Copa do Brasil. O Tricolor, por sua vez, precisa vencer por um gol de diferença para forças os pênaltis - dois ou mais coloca o Flu na decisão.
A partida da volta entre Fluminense e Vasco também acontecerá neste domingo (14), mas às 20h30, no Maracanã.