Andrés Rios vibra com o gol da vitória do Vasco - Daniel Castelo Branco
Andrés Rios vibra com o gol da vitória do VascoDaniel Castelo Branco
Por ALYSSON CARDINALI

Rio - Um doce Domingo de Páscoa para os cruzmaltinos e um 1º de abril de duras verdades para os alvinegros. Em outro clássico emocionante, o Vasco voltou a balançar a rede nos acréscimos, venceu o Botafogo por 3 a 2, no Nilton Santos, e abriu vantagem na decisão do Campeonato Carioca. Andrés Ríos foi o herói do duelo, ao fazer o gol da vitória, aos 48 minutos do segundo tempo, que permite a equipe do técnico Zé Ricardo empatar, domingo, no Maracanã, para ser campeã.

Galeria de Fotos

Andrés Rios vibra com o gol da vitória do Vasco Daniel Castelo Branco
Vasco venceu o Botafogo por 3 a 2 Daniel Castelo Branco
Vasco venceu o Botafogo por 3 a 2 Daniel Castelo Branco
Yago Pikachu vibra com seu gol Daniel Castelo Branco
Yago Pikachu vibra com seu gol Daniel Castelo Branco
Botafogo e Vasco fizeram jogo eletrizante no Nilton Santos Daniel Castelo Branco
Botafogo e Vasco fizeram jogo eletrizante no Nilton Santos Daniel Castelo Branco

Não faltaram transpiração e inspiração às equipes na busca pela vitória. Mais ligado, o Botafogo precisou de apenas três minutos para abrir o placar, depois que Paulão falhou ao sair jogando e a bola ficou com Renatinho. O dono da histórica camisa 7 tocou de pé esquerdo na saída de Martín Silva e fez seu primeiro gol pelo Alvinegro. A vantagem deu tranquilidade ao Botafogo, que passou a ditar o ritmo, tendo em Lindoso um dos destaques na criação.

Mesmo dominado, o Vasco não se abalou. Na base da raça, equilibrou o jogo e em dois minutos mostrou que é o time da virada. Aos 28, Wagner cruzou para Yago Pikachu emendar de primeira, num belo sem-pulo, no canto direito de Gatito Fernandéz. Aos 30, brilhou novamente a estrela de 'Pikashow'. Wagner deu passe para Riascos, que passou por Marcinho e cruzou rasteiro para o camisa 22 se antecipar à marcação e mandar a bola para a rede.

A alegria cruzmaltina, porém, durou pouco. O Botafogo não se abateu e, aos 38, Igor Rabello, de cabeça, obrigou Martín Silva a fazer um milagre. Aos 44, Brenner aproveitou cruzamento de Luiz Fernando, se antecipou a Paulão e, de cabeça, mandou a bola no ângulo esquerdo do goleiro vascaíno — foi o sexto gol do atacante, vice artilheiro do Carioca, um atrás do tricolor Pedro. Justiça no placar em mais um clássico movimentado no Carioca.

A correria e a emoção nos primeiros 45 minutos deram lugar a certa acomodação na segunda etapa. Embora com a mesma aplicação tática, Botafogo e Vasco voltaram do intervalo mais preocupados em não sofrer gols e a partida ficou arrastada. Emoção só nas raras finalizações do Vasco diante de um adversário pouco criativo, que explorou bolas altas na área. Aos 30 minutos, Marcinho, de cabeça, salvou em cima da linha após finalização de Andrés Ríos. Aos 38, Paulinho recebeu lançamento na área, mas parou em Gatito Fernandéz.

Quando tudo levava a crer que o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca terminaria empatado, o Vasco repetiu o que havia feito na semifinal contra o Fluminense e, nos acréscimos, chegou à vitória. Thiago Galhardo cobrou escanteio, a bola desviou em Wellington e sobrou para Andrés Ríos, aos 48 minutos, de voleio, mandar a bola para a rede e adocicar o Domingo de Páscoa da imensa e bem feliz torcida cruzmaltina.

FICHA TÉCNICA:

BOTAFOGO 2 X 3 VASCO

BOTAFOGO - Gatito Fernández; Marcinho, Joel Carli, Igor Rabello e Moisés; Marcelo, Rodrigo Lindoso, Renatinho (Marcos Vinícius), Leo Valencia (Rodrigo Pimpão) e Luiz Fernando; Brenner (Kieza). Técnico: Alberto Valentim.

VASCO - Martín Silva; Rafael Galhardo, Paulão, Erazo e Fabrício; Desábato, Wellington, Yago Pikachu, Giovanni Augusto (Paulinho) e Wagner (Thiago Galhardo); Riascos (Andrés Rios). Técnico: Zé Ricardo.

GOLS - Renatinho, aos três, e Yago Pikachu, aos 28 e aos 30 minutos, Breener aos 44 do primeiro tempo. Andrés Rios, aos 48 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ).

CARTÕES AMARELOS - Renatinho, Rodrigo Lindoso, Joel Carli (Botafogo); Fabrício, Wellington, Rafael Galhardo (Vasco).

RENDA - R$ 541.370,00.

PÚBLICO - 16.337 pagantes (19.117 presentes).

LOCAL - Nilton Santos.

Você pode gostar