Desde 2019 no clube, Gabriel Barbosa já virou um dos maiores jogadores da história do FlamengoMarcelo Cortes - Flamengo
O goleador das finais pronto para decidir mais uma
Com os dois do Maracanã, Gabigol ultrapassou Ronaldo no número de gols em decisões. Camisa 99 já soma 17
Se tem um cara capaz de trazer o pentacampeonato da Copa do Brasil para a Gávea, o nome dele é Gabriel Barbosa, o Gabigol. Ele gosta de balançar as redes, mas quando se trata de decisão, aí é que o centroavante chega inspirado. No jogo de ida, ele marcou duas vezes, garantindo a vitória do Flamengo por 3 a 1 e a vantagem para a volta. Com os dois tentos no Maraca, ultrapassou Ronaldo Fenômeno e Luis Suárez (ambos com 16) no número de gols em finais. Com 17 gols em 18 decisões, Gabi é o 7º colocado da lista, empatado com Lewandowski, e atrás de nomes como Romário (18), Neymar (21), Cristiano Ronaldo (22), Pelé (31) e Messi (35).
Essa mania de marcar em decisão começou lá em 2015, ainda pelo Santos. Na final da Copa do Brasil daquele ano, contra o Palmeiras, fez o único gol do jogo de ida, na Vila Belmiro.
Após passagens pela Inter de Milão, na Itália, e Benfica, em Portugal, retornou ao Peixe e depois chegou ao Flamengo, em 2018. Por aqui, foi amor à primeira vista com a nação. Já em 2019, veio o auge. Colocou a final truncada da Libertadores contra o River Plate no bolso e, com dois gols, garantiu a virada sobre os argentinos e o bicampeonato da América.
O ano seguinte foi de mais taça no armário e bola no barbante. Fez um gol no Athletico-PR e outro no Independiente del Valle, nos títulos da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana, respectivamente. Em 2021, fez cinco gols em decisões. Um deles foi novamente na Supercopa nacional, três contra o Fluminense, na final do Campeonato Carioca, e de novo na final da Libertadores, desta vez contra o Palmeiras.
E não parou por aí. Em 2022, teve um gol na decisão de outra Supercopa do Brasil, outro na final do Cariocão e mais um na da Liberta. Desta vez, a finalíssima da principal competição do continente foi contra o Athletico-PR, e o gol do matador foi o único da partida, garantindo o tricampeonato e a Glória Eterna para o Mengão.
Ano passado, marcou dois na decisão da Supercopa, sobre o Palmeiras. Esse ano, já abriu a contagem com dois tentos na decisão da Copa do Brasil contra o Galo.
E aí, torcedor, acredita em mais gols do Gabi nesta tarde? Faça suas apostas.
O grande mistério: Gabi fica ou não
O vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, falou logo após a partida de ida da final da Copa do Brasil sobre a permanência do camisa 99 no Rubro-Negro. O vínculo do jogador com o clube vai até dezembro. A temporada foi conturbada para o atleta nos bastidores, e ele teve pouca minutagem no campo, principalmente durante a passagem do técnico Tite. Entretanto, Braz deixou claro que quer renovar com o centroavante e que isso não depende apenas dos gols em finais.
“A gente vai deixar a final da Copa do Brasil para ver. Eu, pessoalmente, já disse várias vezes que gostaria de renovar com ele, não sei se será possível. O Gabigol fazer gols em finais e o Flamengo só renovar com ele por causa disso, eu acho que não é de bom tom. Acho que a história do Gabigol, pelo profissionalismo dele, é maior que os dois gols. Claro que foram dois gols super importantíssimos em uma competição importante. Mas a história do Gabigol é maior do que isso para uma renovação”, afirmou o cartola.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.