Jorge Sampaoli chega ao Flamengo, seu terceiro clube no futebol brasileiroGilvan de Souza /Flamengo

Rio - Novo treinador do Flamengo, Jorge Sampaoli fará sua estreia pelo Rubro-Negro, nesta quarta-feira, contra o Ñublense, do Chile, no Maracanã, pela Libertadores. E o argentino tem uma inspiração positiva nas conquistas recentes do clube carioca na competição sul-americana. Em ambas, o Fla teve dois treinadores na competição.
Em 2019, o Flamengo disputou a primeira fase da competição com Abel Braga. Porém, o treinador brasileiro deixou o comando da equipe. A primeira partida de Jorge Jesus na Libertadores foi uma doída derrota para o Emelec, no Equador, por 2 a 0. Porém, no Rio, o Flamengo devolveu o placar e avançou nos pênaltis. Posteriormente, o clube carioca derrotou Internacional, Grêmio e River Plate para faturar o bi.
O mesmo aconteceu com Dorival Júnior. O Flamengo iniciou a competição com Paulo Sousa. O brasileiro estreou na vitória sobre o Tolima, pelas oitavas de final. Para chegar ao tri, o Rubro-Negro eliminou os colombianos, o Corinthians, o Velez e na decisão bateu o Athletico-PR.
As trocas de comando no Flamengo tem sido comuns no primeiro semestre. Nas últimas cinco Libertadores, o Rubro-Negro teve sempre mais de um treinador comandando a equipe carioca na competição. Em 2023, o clube carioca precisa vencer o Ñublense para somar seus primeiros pontos no torneio. Na estreia, sob o comando de Vítor Pereira, o Fla perdeu para o Aucas, no Equador.