Em 2023, por competições nacionais, Arrascaeta tem 13 participações diretas em gols em 21 partidas disputadas MARCOS AURÉLIO/MYPHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Rio - O Flamengo busca recuperar Arrascaeta o mais rapidamente possível. O meia é peça fundamental na equipe, mas lesionou o bíceps femoral da coxa esquerda no duelo com o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro, e ficou fora na derrota por 1 a 0 para o São Paulo no jogo de ida da final da Copa do Brasil. Agora, o Rubro-Negro corre contra o tempo para tê-lo no confronto de volta, no Morumbi. 
Com Arrascaeta no time titular, em 2023, de acordo com o 'Sofascore', o Flamengo tem um aproveitamento de 68% em 34 partidas, com 21 vitórias e 61 gols marcados. Quando o uruguaio não inicia entre os 11, o desempenho da equipe como um todo cai bastante. Sem o meia, o aproveitamento do Rubro-Negro é de 53%, com 12 vitórias em 26 jogos e quase 20 gols feitos a menos do que quando o meia está em campo desde o início - 43. 
Sem poder contar com o uruguaio no Maracanã, o time carioca sofreu para criar oportunidades e fez partida apática. Ao longo de toda a primeira etapa, não conseguiu finalizar em direção ao gol adversário. Arrascaeta pode ser a peça que Sampaoli precisa para ter um Flamengo mais agressivo contra o São Paulo, no jogo de volta. Em 2023, por competições nacionais, o meia tem 13 participações diretas em gols em 21 partidas.
Em nove finais de Copa do Brasil já disputadas, foi a primeira vez que o Rubro-Negro perdeu o jogo de ida. Na história da competição, nunca um mandante que foi derrotado em casa foi campeão atuando como visitante. Com a desvantagem, o Flamengo precisará vencer por dois gols de diferença no Morumbi para levantar a taça. Em caso de resultado positivo com somente um gol de vantagem, a decisão será nos pênaltis. 
* Reportagem de Theo Faria sob supervisão de Hugo Perruso