Gerson está de saída do FlamengoGilvan de Souza/Flamengo

Rio - O presidente do Zenit, Alexander Medvedev, confirmou o acordo pela contratação de Gerson. O meia seguirá para o futebol russo após a participação do Flamengo no Mundial de Clubes.
"Há pré-requisitos (acordo) para a transferência de Gerson para o Zenit. Aguarde os anúncios oficiais", disse o dirigente, de forma sucinta, em entrevista ao "Sport Express".
Medvedev também afirmou estar acompanhando o desempenho do meia com a camisa do Flamengo no Mundial.
"No segundo jogo (contra o Chelsea), o Gerson foi considerado um dos melhores em campo, quando o Flamengo venceu. No terceiro jogo, ele não atuou porque teve uma lesão no fim da partida anterior", completou.
A pedido do próprio jogador, os russos só pagarão os 25 milhões de euros (cerca de R$ 158 milhões) da multa rescisória após a participação do Rubro-Negro no torneio da Fifa. O time carioca se recusa a negociar uma redução e não abre mão de receber o valor integral e à vista.

Saída polêmica

Gerson assinará com o Zenit por cinco temporadas. O meia ficou receoso por conta da parte esportiva, já que os times da Rússia não jogam os principais campeonatos europeus por conta da guerra com a Ucrânia. Mas o salário, considerado "irrecusável", pesou na decisão. Na última Data Fifa, Ancelotti afirmou que o meia seguirá sendo observado pela seleção brasileira, mesmo jogando na Rússia.
A decisão de Gerson em deixar o Flamengo três meses após renovar com um grande aumento salarial e às vésperas do Mundial causaram revolta na torcida. O meia não escapou de não escapou de ouvir xingamentos dos rubro-negros no embarque para os Estados Unidos.