Flamengo celebra título da Libertadores em LimaLuis ACOSTA / AFP

Rio - A Prefeitura do Rio divulgou como será o esquema operacional especial para a festa dos torcedores do Flamengo depois do tetracampeonato da Libertadores. Na manhã desde domingo (dia 30), a Rua Primeiro de Março e a Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro da cidade, serão interditadas para os rubro-negros recebam o elenco que conquistou o título em Lima, neste sábado. Haverá um desfile em um percurso de 850 metros. A CET-Rio informa que as interdições começam às 5h (de Brasília) de domingo e têm liberação prevista para às 16h (de Brasília).
Outras vias no entorno serão fechadas para facilitar o acesso dos torcedores e do veículo com os jogadores, que seguirá para a comemoração imediatamente após o desembarque no Aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador. A chegada da delegação ao Rio está prevista para as 9h30 (de Brasília).

O ponto de partida do trio elétrico será a Rua Primeiro de Março, na altura da Rua Buenos Aires. O caminhão que irá conduzir os jogadores segue pela Rua Primeiro de Março, até as proximidades da Rua Araújo Porto Alegre. Três torres de som serão instaladas no trecho entre a Avenida Nilo Peçanha e a Avenida Almirante Barroso, ponto onde o trio elétrico fará uma parada para a saudação da torcida, antes de concluir o desfile.

Além dos fechamentos de vias, a organização do evento terá quatro postos médicos e 250 banheiros químicos à disposição do público, distribuídos por três pontos do percurso.

Em Lima, o Flamengo derrotou o Palmeiras por 1 a 0 e se sagrou campeão da Libertadores pela quarta vez. Agora, o Rubro-Negro se isolou como o maior vencedor brasileiro da principal competição de clubes do continente. Torcedor rubro-negro desde pequeno, Danilo, foi o herói inesperado do título. Aos 22 minutos, o defensor acertou uma cabeça inapelável e decidiu o título para os rubro-negros.
Campeão da América, o Flamengo chegará ao Rio de Janeiro neste domingo para uma grande festa com seus torcedores. Na próxima quarta-feira, o Rubro-Negro poderá conquistar mais um título: o Brasileiro. Basta uma vitória sobre o Ceará, no Maracanã, para garantir seu nono título da principal competição nacional.
Funcionamento do Metrô
O MetrôRio terá esquema especial de funcionamento neste domingo (30/11), quando acontece a comemoração do Flamengo pelo título da Libertadores de 2025. A concessionária reforçará a circulação das composições, conforme aumento de clientes no sistema, já que o desfile do time rubro-negro está previsto para acontecer a partir das 9h no Centro do Rio.
Para a ida e volta do evento, a recomendação da concessionária é que os torcedores utilizem a estação Carioca/Centro, acesso A (Avenida Rio Branco), que conta com acessos amplos e maior capacidade de atendimento.

Por medida de segurança operacional, até as 17h, a estação Cinelândia/Centro funcionará apenas para desembarque ou embarque de clientes com bilhetes pré-adquiridos. As estações Carioca/Centro, Uruguaiana/centro e Cinelândia/Centro terão reforço no efetivo das equipes de segurança e de operadores de estação, além de uma estrutura de controle de fluxo para orientar o público durante o embarque e desembarque. O esquema especial do MetrôRio contará ainda com reforço na comunicação com os clientes.

No domingo (30/11), o metrô funcionará das 7h às 23h. A Linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai – Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

Para agilizar o embarque no metrô no dia da comemoração do time rubro-negro, a concessionária recomenda que os clientes utilizem os métodos de pagamento por aproximação ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem com antecedência, antecipando também o bilhete de volta para facilitar o embarque no sistema metroviário.