Filipe Luís se tornou campeão como jogador e treinador da Libertadores pelo FlamengoLuis Acosta / AFP

Rio - O Flamengo fez história mais uma vez em Lima. Pela segunda vez em sua história, o Rubro-Negro conquistou a Libertadores na capital peruana após vencer o Palmeiras por 1 a 0, neste sábado (29), no Estádio Monumental. O técnico Filipe Luís citou a "mística" na cidade e valorizou a vitória.
"É um lugar que me sinto muito feliz. Duas finais de Libertadores. É um estádio muito especial. Tem uma energia muito especial para nós. Forma lendas. Verdadeiras lendas, eternas para nosso clube. Estou realmente muito feliz de ter conquistado e aumentado a mística de Lima", disse Filipe Luís.
Em pouco mais de um ano no comando do Flamengo, Filipe Luís se tornou o primeiro a conquistar o título da Libertadores como jogador e treinador. Além disso, se tornou apenas o segundo brasileiro a conseguir esse feito, igualando Renato Gaúcho. O técnico valorizou a façanha.
"Significa muito para mim. Minha esposa sabe. São muitas horas. O treinador é julgado pelo resultado. Como ganhamos, eu sou um fenômeno e o Abel não vale de nada. Mas as duas equipes são sólidas e isso é muito difícil. No final um sairia perdedor. Foi muito difícil chegar até aqui. Foram muitos sacríficos individuais e coletivos. Conseguimos. Estou ainda sem assimilar, foi muita tensão essa semana", afirmou.
Com a vitória, o Flamengo se tornou o primeiro clube brasileiro tetracampeão da Libertadores. O Rubro-Negro empatou com os argentinos River Plate e Estudiantes, além de deixar para trás Grêmio, Palmeiras, Santos e São Paulo, que seguem com três cada.
"Claro que esperava (conquistar a Libertadores). Sempre pensei grande. O Flamengo me proporciona essa possibilidade. O Flamengo me dá essa oportunidade pela qualidade, investimento e organização. Hoje a gente pôde disputar uma final. Me sinto privilegiado", completou.
O Flamengo ainda pode conquistar mais dois títulos nesta temporada. O próximo pode acontecer na próxima quarta-feira (3), às 21h30 (de Brasília), contra o Ceará, no Maracanã, pela 37ª rodada do Brasileirão. No fim do ano, o Rubro-Negro ainda disputa o Intercontinental.