Volta Redonda, RJ - Brasil - 12/03/2023 - Maracanã - Campeonato Carioca, semifinal jogo 1, jogo entre Fluminense x Volta Redonda.Marcelo Goncalves/ Fluminense FC

Rio - O Fluminense entrou campo no Raulino de Oliveira neste último domingo (12) com a moral alta. Na última semana, o Time de Guerreiros conquistou o bicampeonato da Taça Guanabara após vencer o rival Flamengo na última rodada, além de apresentar o lateral-esquerdo Marcelo para a torcida. Porém, o Volta Redonda jogou um balde de água fria nos tricolores com a vitória por 2 a 1, no jogo de ida da semifinal do Campeonato Carioca. 
A vitória do Volta Redonda encerrou uma sequência de cinco vitórias consecutivas do Fluminense. A última derrota do Time de Guerreiros havia acontecido justamente para o Voltaço, no dia 2 de fevereiro. Desde então, foram cinco vitórias em cinco jogos, 15 gols marcados e apenas um sofrido. Entre os triunfos, dois foram em clássicos: Vasco e Flamengo. Além disso, o Tricolor ainda conquistou o título da Taça Guanabara pelo segundo ano consecutivo. 
Dos 15 gols marcados do Fluminense nesta sequência, 10 foram feitos por Germán Cano. O argentino, que passou em branco em suas primeiras quatro partidas, reencontrou a boa fase. Porém, sofreu com a defesa do Volta Redonda e voltou a passar em branco. O argentino, inclusive, foi responsável por marcar metade dos gols do Tricolor na Taça Guanabara. Para piorar a situação, o camisa 14 viu Lelê, autor de um dos gols do Voltaço, abrir três de diferença na artilharia.
Rótulo de algoz
A vitória no jogo de ida da semifinal confirmou o rótulo de algoz. Desde 2019, o Volta Redonda tem sido uma 'pedra no sapato' no caminho do Fluminense. Nos últimos cinco jogos, são quatro vitórias e apenas uma derrota. No ano passado, o Tricolor venceu o Voltaço por 3 a 0, no Luso Brasileiro. No mesmo ano, a equipe foi rebaixada no Carioca, mas conseguiu o acesso para disputar a elite do estadual em 2023.
Neste ano, o Volta Redonda venceu os dois jogos contra o Fluminense. Sendo assim, o Voltaço se tornou a segunda equipe do Rio de Janeiro que mais venceu o Tricolor desde 2020, com quatro vitórias. O Flamengo, com seis, é o time com mais triunfos. Em todo o Brasil, fica atrás também do Atlético-GO, que venceu cinco dos últimos sete jogos contra o Time de Guerreiros neste período.