Sporting Cristal terá apoio da torcida na partida contra o Fluminense, pela primeira rodada da fase de grupos da LibertadoresDivulgação/Sporting Cristal

O Fluminense enfrenta nesta quarta-feira (05), às 21h30 (no horário de Brasília) o Sporting Cristal, do Peru, na estreia do Tricolor na Copa Libertadores. O próximo rival do clube brasileiro é tratado por muitos como o "azarão" do grupo, porém, segundo o brasileiro setorista do clube peruano, Emmanuel Luiz, pode surpreender. Em entrevista para O DIA, ele comentou sobre a sua expectativa sobre a equipe.
"A análise que eu faço é que é obrigação do Sporting Cristal ficar em terceiro lugar. O time do The Strongest é bem inferior ao do time peruano. Tudo bem que tem o fator altitude a favor deles, mas se eu fosse apostar numa equipe para tirar pontos de Fluminense e River Plate, eu apostaria no Sporting Cristal", garantiu Emmanuel.
"Eu até acho possível brigar por esse segundo lugar na Libertadores pelo momento do River hoje. É um time que perdeu o padrão de jogo, que está no topo do Campeonato Argentino, mas que não empolga. Para uma competição como a Libertadores, o Sporting Cristal, claro que nas devidas proporções, joga um futebol melhor pelo que ele propõe. Vai ser um grupo muito mais complicado do que se acha. O Sporting Cristal, para mim, é a equipe que tem mais chance de surpreender", complementou.
Emmanuel também comentou sobre o estilo tático de Tiago Nunes dentro do Sporting Cristal, falando que ele revolucionou o cenário do futebol peruano, com seu sistema ofensivo propositivo e sua defesa bem encaixada. 
"O que se fala dentro do Peru é que o Tiago Nunes está fazendo uma revolução no futebol peruano. Aqui no futebol latino, temos duas ligas consideradas inferiores, sendo a peruana e a boliviana. Em vários jogos, saem 7,8 gols por jogo, eles não possuem um modelo defensivo bem estruturado. O Tiago Nunes soube adaptar isso muito bem. Na liga ele propõe muito os jogos, mas, nas copas, ele preza por um jogo, ainda propositivo, mas que abaixa muito as linhas, como fez contra o Huracán na Pré-Libertadores. Me impressiona a qualidade defensiva do Sporting Cristal, hoje vejo e penso que é um time argentino tranquilamente", garantiu o setorista.
"O contra-ataque deles é muito bom, ele funciona com muita eficiência. Os pontos negativos são a lateral-esquerda e a falta de um primeiro volante na equipe. Tanto que estão especulando agora o Wellington, ex-Fluminense e Athletico-PR, para o clube. Mas é um time que soube desenvolver bem com as peças que tem e que se adaptou muito rápido ao trabalho de Tiago Nunes", completou.
Emmanuel Luiz trabalha com setorismo do Sporting Cristal desde a chegada de Tiago Nunes na equipe peruana. Ele trabalha com gestão e direito desportivo, e já teve outros trabalhos fora o clube peruano. Porém, ele fala que sua experiência lá está sendo a mais proveitosa, principalmente pelo modelo de gestão que o time está implementando no Peru.
Emmanuel Luiz, torcedor do Fluminense e setorista do Sporting Cristal, do Peru - Reprodução
Emmanuel Luiz, torcedor do Fluminense e setorista do Sporting Cristal, do PeruReprodução
"Eu sempre acompanhei o futebol sul-americano, e dentro da minha área de profissão eu sempre estive ligado ao futebol latino na parte de gestão e direito desportivo. Eu sempre acompanhei as gestões com mais profissionalismo possível, como o caso do Independiente Del Valle, do Defensa y Justicia, e agora mais recentemente o Sporting Cristal. Além de passarem por um processo interno muito revolucionário dentro do Peru, é um clube de muita história nacional. Então desde 2020, eu venho acompanhando o modelo de gestão da equipe, e agora, com a chegada do Tiago Nunes, eu achei que seria interessante para o meu portal uma cobertura do Sporting Cristal, falando da evolução tática da equipe e do Tiago Nunes, que é considerado um dos técnicos brasileiros mais promissores.", afirmou Emmanuel.
O brasileiro afirmou também que está sendo bem curiosa a situação, pois a torcida dos "Rimenses" está gostando muito do seu trabalho. Emmanuel relatou que muitos estão pedindo para que ele trabalhe dentro da área desportiva do Sporting Cristal.
"O legal é que a torcida comprou a ideia. Como eles entendem que eu estou 'internacionalizando a marca', a maior torcida organizada do Sporting Cristal mandou presentes para mim, como camisa, faixa e pulseiras. Eles também estão fazendo campanha para que eu veja os jogos do time e, além disso, comece a trabalhar nessa área de gestão e internacionalização da marca do time. Fiquei espantado pelo valor simbólico que isso significa. Entre todos os clubes que fiz esse trabalho, o Sporting Cristal é o que está sendo mais proveitoso", contou.
Por fim, Emmanuel revelou que sua torcida é pelo título da Libertadores do Fluminense, mas que seria muito interessante a vitória do Sporting Cristal para trazer projeção continental à equipe peruana.
"Eu estou me sentindo aquele menino da base que sai com o clube, em bons termos, para trabalhar em outro. Meu sonho como torcedor é ver o Fluminense como campeão da Libertadores. Mas agora, como gestão e estudo, seria muito interessante ver o Sporting Cristal vencer do Tricolor. Acho que consegue? Não. Vejo o Fluminense e o Palmeiras como os dois times brasileiros mais difíceis de se enfrentar. Mas eu não duvido do jogo terminar empatado, pela dificuldade que o time do Diniz tem de enfrentar linhas baixas", concluiu.
 *Reportagem do estagiário João Pedro Cupello, sob supervisão de Pedro Logato*