Felipe Melo foi expulso no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do BrasilMarcelo Gonçalves/Fluminense FC

Rio - O primeiro Fla-Flu da história da Copa do Brasil terminou empatado sem gols e recheado de polêmicas com as decisões do árbitro Anderson Daronco. O Fluminense deixou o campo do Maracanã, na noite desta última terça-feira (16), reclamando da expulsão do zagueiro Felipe Melo e do rodízio de faltas do Flamengo, que cometeu 22 infrações e não recebeu cartões.  
Foi a sétima vez nos últimos nove clássicos com o Flamengo em que o Fluminense teve um jogador expulso. O Rubro-Negro, por sua vez, teve uma expulsão em quatro oportunidades. Em todas, as expulsões foram por confusão com algum atleta tricolor (Vitinho, Bruno Henrique, Rodinei, Marinho e Cebolinha). Já o Flu, em duas ocasiões teve um ejetado por falta de jogo: Felipe Melo e Samuel Xavier.
Em quatro clássicos com o Flamengo na temporada, o Fluminense teve um jogador expulso em três jogos. A única partida que terminou sem expulsões foi o segundo jogo da final do Carioca. No Fla-Flu da Taça Guanabara, Felipe Melo foi expulso por reclamação. No primeiro jogo da decisão do estadual, Samuel Xavier foi expulso por uma falta. Já na Copa do Brasil, Felipe Melo voltou a receber vermelho, por falta. 
A irritação do Fluminense é devido, principalmente, a falta de critério dos árbitros. A expulsão de Felipe Melo é semelhante a falta de Léo Pereira em Jhon Arias, na final do Carioca. Na ocasião, o zagueiro do Flamengo recebeu apenas cartão amarelo. Logo depois, houve o lance que gerou a expulsão de Samuel Xavier, após chegar atrasado numa dividida. No segundo jogo, Pedro fez uma falta igual e não foi advertido.
Já no Fla-Flu da Taça Guanabara, que garantiu o título do turno para os tricolores, o Fluminense também reclamou da arbitragem. Felipe Melo foi expulso por reclamação poucos minutos após entrar em campo. O zagueiro protestou por uma agressão de Gerson em Giovanni, em que o VAR também entendeu que não havia necessidade de análise do árbitro.  
Na partida da Copa do Brasil, o pisão de Gabigol em Ganso foi o principal motivo de protesto dos tricolores. O VAR, que minutos antes chamou Daronco para reavaliar a falta de Felipe Melo no camisa 10 do Flamengo, entendeu que não havia necessidade de análise do árbitro de campo. Lance que lembra, por exemplo, a agressão de Gerson em Giovanni na Taça Guanabara. 
Flamengo só teve expulsos em confusão 
Em quatro dos últimos nove clássicos com o Fluminense, o Flamengo teve jogadores expulsos. Em todas as ocasiões foram por discussões e nos minutos finais da partida. Na Taça Guanabara do ano passado, Vitinho agrediu Calegari, mas o lateral tricolor também levou vermelho. Na final do Carioca, Bruno Henrique e Fred foram expulsos já nos acréscimos após discutirem - e continuaram até o vestiário. 
Já as outras duas ocasiões foram no Brasileirão. No primeiro turno, David Braz e Rodinei se desentenderam do lado de fora do campo. Já no returno, o zagueiro tricolor foi expulso aos seis minutos, por reclamação, ainda no banco. Já dentro de campo, Manoel, Caio Paulista, Marinho e Cebolinha pagaram a conta após uma confusão quase generalizada entre os jogadores.
Anderson Daronco volta a complicar o Fluminense
Não foi a primeira vez que o Fluminense quase se complicou numa partida apitada por Anderson Daronco. O árbitro do Rio Grande do Sul quase prejudicou o Tricolor na partida contra o Paysandu, no Maracanã, pela ida da terceira fase da Copa do Brasil. No jogo em questão, ele ignorou um pênalti no meia Lima, mesmo após revisar o lance no VAR, quando o placar estava empatado sem gols. O Flu venceu por 3 a 0.
Últimos nove clássicos entre Flamengo e Fluminense:
06/02/2022 - Flamengo 0 x 1 Fluminense - 4ª rodada da Taça Guanabara - Vitinho e Calegari expulsos
30/03/2022 - Flamengo 0 x 2 Fluminense - Jogo de ida da final do Carioca - Bruno Henrique e Fred expulsos
02/04/2022 - Fluminense 1 x 1 Flamengo - Jogo de volta da final do Carioca
29/05/2022 - Fluminense 1 x 2 Flamengo - Brasileirão - David Braz e Rodinei expulsos
18/09/2022 - Flamengo 1 x 2 Fluminense - Brasileirão - David Braz, Manoel, Caio Paulista, Marinho e Everton Cebolinha expulsos
08/03/2023 - Flamengo 1 x 2 Fluminense - 11ª rodada da Taça Guanabara - Felipe Melo expulso
01/04/2023 - Flamengo 2 x 0 Fluminense - Jogo de ida da final do Carioca - Samuel Xavier expulso
09/04/2023 - Fluminense 4 x 1 Flamengo - Jogo de volta da final do Carioca
16/05/2023 - Fluminense 0 x 0 Flamengo - Jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil - Felipe Melo expulso