Vasco x FluminenseMARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

Rio - Após dois anos sendo quase imbatível em clássicos, o Fluminense teve uma queda no aproveitamento contra os rivais nesta temporada. Com a derrota diante do Vasco por 4 a 2, no último sábado (16), o Time de Guerreiros soma 36,6% de aproveitamento em clássicos em 2023.
No ano passado, o Fluminense teve o melhor desempenho contra os rivais. Em 11 jogos, foram sete vitórias, dois empates e duas derrotas, com 70% de aproveitamento. O número é inferior somente aos 74% de aproveitamento em 2021 e cerca de 79% em 1950 (o melhor da história do clube).
Já em 2023, são cinco derrotas em dez clássicos, além de três vitórias e dois empates. A última vitória do Fluminense contra os rivais aconteceu na final do Campeonato Carioca, quando goleou o Flamengo por 4 a 1 e conquistou o bicampeonato estadual. Desde então, são seis jogos, três empates e três derrotas.
No Brasileirão, o Fluminense ainda não venceu clássicos. Em quatro jogos contra os rivais, são duas derrotas e dois empates. O Tricolor tem mais dois confrontos contra os rivais antes de encerrar a temporada: contra o Botafogo, dia 8 de outubro, e Flamengo, dia 11 de novembro, ambos no Maracanã.
Após a derrota diante do Vasco, o Fluminense volta a campo na próxima quarta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), contra o Cruzeiro, no Maracanã. O Tricolor ocupa a sexta colocação com 38 pontos e caiu uma posição após a derrota no clássico.