Fluminense foi o terceiro melhor mandante do Brasileirão em 2023Marcelo Gonçalves/Fluminense FC

Rio - Apesar da derrota diante do Grêmio por 3 a 2, nesta última quarta-feira (6), no Maracanã, pela 38ª rodada, o Fluminense terminou o Campeonato Brasileiro de 2023 entre os melhores mandantes. Foi o segundo ano consecutivo que o Tricolor encerra a competição entre os quatro melhores times com mando de campo.
Com a derrota diante do Grêmio na despedida do Maracanã na temporada, o Fluminense perdeu a chance de terminar o Brasileirão de 2023 com a melhor campanha entre mandantes. O Tricolor foi o terceiro melhor mandante com 43 pontos, atrás de Palmeiras e Grêmio, que empataram com 44, mas com vantagem no saldo de gols para o Alviverde.
Em 19 jogos como mandante, o Fluminense venceu 13, empatou quatro e perdeu duas vezes. Ao todo, marcou 33 gols e sofreu 18, com 75% de aproveitamento. O Tricolor jogou 16 partidas no Maracanã, onde venceu 11, empatou três e perdeu duas. Em outras três ocasiões, atuou no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, onde venceu duas e empatou uma.
No ano passado, o Fluminense foi o quarto melhor mandante do Brasileirão e teve campanha semelhante a 2023. Em 19 partidas, foram 13 vitórias, quatro empates e três derrotas, com 39 gols marcados e 20 sofridos, com 70% de aproveitamento. Desde a chegada do técnico Fernando Diniz, o Tricolor é o melhor mandante do futebol brasileiro.
Desde o ano passado, o Fluminense transformou o Maracanã em uma espécie de fortaleza. O Tricolor foi bicampeão carioca sobre o Flamengo, campeão da Libertadores de 2023 contra o Boca Juniors, da Argentina, além de semifinalista da Copa do Brasil em 2022.