O Fluminense está de volta à Copa Sul-Americana após duas temporadas disputando a Libertadores, onde foi campeão em 2023. Ao contrário das outras 10 edições, desta vez o chega sem o peso de ter que consquistar o primeiro título no continente, o que não significa que não vai em busca de mais uma conquista internacional, começando pelo Once Caldas, nesta terça-feira (1), às 21h30, na Colômbia.
Afinal, após dar fim ao fantasma da Libertadores, o Tricolor quer reescrever sua história na competição em que foi vice em 2009. Essa foi a sua melhor campanha até aqui, com destaque também para uma semifinal e três quartas de final.
Em sua última participação, em 2022, decepcionou ao ser eliminado na fase de grupos, ficando em segundo lugar mesmo com a histórica goleada por 10 a 1 sobre o Oriente Petrolero, da Bolívia, no Marcanã. Todas as outras edições em que participou o regulamento era apenas com jogos de mata-mata.
Em 2025, o primeiro lugar segue se classificando diretamente para as oitavas de final, mas agora o segundo não está eliminado, já que jogará uma mata-mata contra um terceiro colocado da fase de grupos da Libertadores.
2022 - 2º lugar na fase de grupos 2020 - eliminado na primeira fase (para a Unión La Calera-CHI) 2019 - caiu nas quartas de final (para o Corinthians) 2018 - chegou à semifinal (caiu para o Athletico-PR) 2017 - eliminado nas quartas de final (para o Flamengo) 2014 - caiu na primeira fase (para o Goiás) 2009 - vice-campeão (perdeu a final para a LDU) 2006 - eliminado na segunda fase (para Gimnasia Y Esgrima-ARG) 2005- chegou às quartas de final (caiu para Universidad Católica-CHI) 2003 - eliminado na segunda fase (para o São Paulo)
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.