Santiago Moreno em jogo pelo Portland TimbersDivulgação / Portland Timbers

Rio - A decisão de Santiago Moreno de deixar o Estados Unidos e retornar para a Colômbia teria ocorrido por conta de uma falta de consenso no Portland Timbers. De acordo com informações do jornalista Victor Lessa, alguns representantes da equipe dos Estados Unidos teria topado vender o colombiano para o Fluminense e outros não.
Depois de recusar a oferta de 4 milhões de dólares (algo em torno de R$ 21,72 milhões) do Fluminense, a equipe dos Estados Unidos teria feito uma contraproposta ao Tricolor para vender Santiago Moreno. O Tricolor teria aceitado o valor.
Apesar disso, alguns representantes do Portland Timbers teriam insistido em não vender Santiago Moreno. A situação irritou o colombiano, que tem um acordo com a equipe norte-americana para uma transferência dentro de requisitos que a proposta do Fluminense já cumpriu.
Depois disso,  o jogador viajou para a Colômbia, se despediu dos companheiros e informou que não atua mais pelo time americano, independentemente de a venda para o Tricolor acontecer ou não. 
Com a ida para o país natal, Santi não entrou em campo na partida do Portland contra o América-MEX, pela Leagues Cup, na última quarta-feira (6). A atitude do colombiano irritou a equipe, que classificou a ausência como "indesculpável".
"O meio-campista do Portland Timbers Santiago Moreno falhou em se apresentar para a partida contra o América-MEX. Não há acordo para a transferência do jogador e a ausência é considerada indesculpável. O clube está em contato com a Major League Soccer em relação a ausência", escreveu o Portland.