Guga em treino do FluminenseMarcelo Gonçalves / Fluminense FC

Rio - Nas últimas partidas da temporada, o Fluminense tem sofrido bastante gols. A ausência de Thiago Silva é fundamental no ocorrido, mas um outro setor tem sido bastante preocupante em relação a marcação: as laterais. O desempenho dos jogadores tem gerado preocupação no clube.
O único que parece imune ao momento ruim é Samuel Xavier. Em sua quinta temporada pelo Fluminense, o jogador vive grande momento, atuando em um nível semelhante ao das temporadas de 2022 e 2023, quando teve seu melhor desempenho na carreira.
Porém, quando ele é substituído por Guga, algo que ocorre com constância devido a sua idade avançada, o desempenho tem caído bastante. O jogador, que vinha bem antes do Mundial de Clubes, voltou a falhar na derrota para o Bragantino. Ele tem contrato até o fim do ano e permanência incerta em 2026.
A lateral esquerda vem sendo um grande problema nos últimos jogos. Durante um período, Guga atuou no setor devido a lesões de Renê e Fuentes. O veterano retornou e não teve bom desempenho. O colombiano voltou a jogar na derrota contra o Bragantino e sua atuação comprometeu bastante o clube carioca.
O Fluminense espera que nos próximos jogos os três jogadores possam voltar a desempenhar o nível que apresentaram em boa parte da temporada, para que o clube carioca possa sofrer menos defensivamente.