De pênalti, John Kennedy marcou no empate do Fluminense com o SportMarcelo Gonçalves/Fluminense FC
Saiba o que disse o VAR nos lances analisados em Sport x Fluminense
Arbitragem anulou gol marcado por Martinelli e deu um pênalti para o Tricolor
Rio - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quarta-feira (2), os áudios do VAR nos lances de arbitragem no empate em 2 a 2 entre Sport e Fluminense, na última quarta (1º), na Ilha do Retiro. Os times reclamam de dois lances: o gol anulado de Martinelli pelo Flu e o pênalti marcado contra os pernambucanos.
O primeiro lance surgiu aos 43 minutos do primeiro tempo, quando Martinelli marcou. O responsável pelo VAR, Ilbert Estevam da Silva, recomendou a revisão a Raphael Claus por uma falta de Ignácio no início da jogada.
"Ele pisa no tornozelo do adversário e não tem condições de continuar. Ô, Claus, recomenda uma revisão de possível falta no início da APP (da jogada). O jogador de branco, a bola desvia nele, tá? Claus, olha só, vou te mostrar uma imagem quando você chegar. Que é o jogador de azul. Ele joga a bola, desvia apenas no jogador de branco e posteriormente tem um contato no tornozelo do seu adversário que impossibilita a jogada. Isso é o que você vai ver", disse o responsável pela cabine.
"Não entendo como jogo brusco grave, mas entendo, sim, como uma falta porque essa bola desvia no jogador de branco e o contato posterior com esse jogador de azul o impossibilita de continuar", complementa", afirmou Ilbert.
"Para mim, já está claro, bateu, ok. Vou sair com falta mesmo", decidiu Claus após a revisão. O árbitro ainda aplicou cartão amarelo em Ignácio pela falta.
Mais tarde, com o placar em 1 a 1, aos 32 do segundo tempo, o pênalti de Luan Cândido em Ignácio e causou revolta nos jogadores do Sport. Claus não marcou a penalidade no campo e assinalou uma falta para o Sport no início da jogada, mas mudou de ideia após ser chamado para revisão.
"O penal está claro, mas quero ver a possível falta. Não consigo ver esse puxão, quero ver esse puxão. Eu ainda não consigo ver esse impacto. Eu vejo um jogador indo para trás e que não tem um impacto nessa mão. Se não foi falta, é pênalti. Eu vou te recomendar uma revisão porque nós temos uma mão no Pablo, mas que não impacta nesse atleta. Não tem impacto nesse atleta e posteriormente temos uma ação de penal ", disse o VAR.
"Eu vou te mostrar primeiro o lance em cima do Pablo. Nós entendemos que tem uma mão nas costas e o jogador deixa seu corpo cair para trás sem nenhum impacto", prosseguiu o árbitro de vídeo.
"É o Pablo que segura a mão dele... nada. Ok", analisou Claus.
"Agora vou te mostrar, Claus, um lance dentro da área, um jogador que entra no movimento de corrida de seu adversário, tendo o contato com a perna e calçando seu adversário, o joelho fazendo um "trança pé"", sugeriu o VAR.
"Pênalti. Então vou sair com tiro penal, sem cartão, ok?", decidiu o árbitro.
O pênalti assinalado a favor do Fluminense foi convertido por John Kennedy. Porém, o Tricolor levou um gol no último lance e a partida terminou empatada em 2 a 2.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.