Conor McGregor é um exemplo de sucesso nas mídias sociais(Foto: Divulgação/UFC)

Os canais de lutadores de MMA - e Jiu-Jitsu - no YouTube têm crescido significativamente nos últimos anos, permitindo que esses atletas construam suas marcas pessoais e promovam as lutas de uma maneira nunca antes vista. Esses canais oferecem aos fãs uma visão exclusiva da rotina de treinamentos, preparação para os combates e eventos, bastidores e momentos descontraídos dos lutadores, além de entrevistas e outras informações sobre o esporte.

Um dos canais mais bem sucedidos e populares do MMA é o "TheMacLife", de Conor McGregor, ex-campeão peso-pena e leve do UFC. Com 1,37 milhões de inscritos e mais de 900 milhões de visualizações, o canal apresenta conteúdo exclusivo e detalhado da rotina do irlandês, desde treinos até eventos de lutas. A plataforma também tem sido fundamental na promoção dos duelos de McGregor e na construção de sua marca, e oferece aos fãs uma visão mais íntima de sua vida e carreira.

Outros lutadores vêm se beneficiado do sucesso no YouTube. Por exemplo, os americanos Daniel Cormier, ex-campeão duplo do UFC e com mais de 220 mil inscritos, e Sean O'Malley, que com seu estilo irreverente acumula 572 mil pessoas o acompanhando. Entre os brasileiro, Fabrício Werdum, mais um ex-campeão do Ultimate, soma 170 mil inscritos e se destaca.

No mundo do Jiu-Jitsu e do grappling, o movimento também caminha de forma crescente, como cada vez mais atletas - especialmente faixas-preta - criando canais no YouTube para compartilhar rotina de treinos, posições, alimentações, etc. É o caso do jovem Mica Galvão, de apenas 19 anos, mas já considerado um dos principais nomes da luta agarrada mundial e que tem 82 mil seguidores na plataforma de vídeos.
Para Diego Alves, empreendedor e especialista em YouTube, esse é um caminho sem volta e a tendência é que cada vez mais lutadores sigam ele: "O sucesso dos canais de lutadores de MMA no YouTube é uma prova do poder da plataforma para conectar os atletas com seus fãs e construir marcas pessoais de sucesso. Os canais oferecem uma visão exclusiva dos bastidores do mundo do MMA, permitindo que os fãs se sintam mais próximos de seus lutadores favoritos. Além disso, esses canais têm sido cruciais na promoção de lutas e na construção da imagem dos lutadores, ajudando a levar o esporte para um público cada vez maior".