Karine "Killer" Silva finalizou Ketlen "Esquentadinha" no card principal do UFC Vegas 74(Foto: Reprodução/UFC)

O UFC Apex, em Las Vegas, nos Estados Unidos, recebeu neste sábado (3) o UFC Vegas 74. O evento teve em sua luta principal o importante duelo entre Kai Kara-France e Amir Albazi, válido pela categoria peso-mosca. Em combate marcado por muito equilíbrio, quem levou a melhor foi o iraquiano, que superou Kara-France na decisão dividida dos jurados, emplacou a sétima vitória seguida e se aproximou bastante de uma chance de lutar pelo título da divisão, que atualmente pertence a Brandon Moreno.
Além disso, seis brasileiros entraram em ação no card do UFC Vegas 74. No card principal, em duelo verde e amarelo, Karine Silva finalizou Ketlen “Esquentadinha” no primeiro round, e em seu retorno ao Ultimate, Elizeu Capoeira superou o russo Abubakar Nurmagomedov na decisão dividida dos jurados. No card preliminar, Daniel Willycat e Philipe Lins venceram Johnny Munoz e Maxim Grishin, respectivamente, mas Luan Lacerda foi nocauteado por Da’Mon Blackshear.
Amir Albazi vence Kai Kara-France e segue em alta no UFC
Responsáveis pela luta principal do UFC Vegas 74, Kai Kara-France e Amir Albazi iniciaram o confronto de forma bem estudada. O iraquiano pressionou o neozelandês contra a grade, visando a queda, mas não conseguiu ser efetivo. O duelo, na sequência, foi para a trocação, onde Kara-France teve superioridade. No segundo round, a luta continuou em pé, e Albazi melhorou sua movimentação, com isso, foi mais preciso em seus golpes, acertando alguns deles no rosto do adversário.
No terceiro assalto, Amir Albazi voltou sua estratégia para a luta agarrada e conseguiu a queda sobre Kai Kara-France. Por cima, o iraquiano conseguiu a transição para as costas e, por muito pouco, não conseguiu a finalização no mata-leão. O combate ficou equilibrado novamente na quarta parcial, com ambos tendo bons momentos na trocação.
O quinto e último round iniciou com Kara-France mais ativo na luta em pé, o que fez o iraquiano, novamente, insistir na luta agarrada, mas sem conseguir derrubar o neozelandês. Com golpes mais rápidos, Kai Kara-France foi claramente superior no assalto final, mas no fim, o vencedor foi Amir Albazi, que derrotou seu oponente na decisão dividida dos jurados, o que evidenciou o equilíbrio do confronto. Com o resultado no UFC Vegas 74, o iraquiano emplacou seu sexto triunfo seguido, ficando bem próximo de uma disputa de cinturão no peso-mosca.
Karine “Killer” finaliza a compatriota Ketlen “Esquentadinha” em duelo brasileiro no card
O confronto entre as brasileiras Karine “Killer” Silva e Ketlen “Esquentadinha” Souza, no card principal do UFC Vegas 74, teve Karine, ainda no início do primeiro round, derrubando a compatriota. Por cima, a curitibana mostrou muita técnica e, rapidamente, conseguiu a transição para o pé da oponente. Com uma chave de joelho reta muito bem encaixada, Karine Silva conseguiu a finalização, e no golpe, Ketlen Esquentadinha teve um osso do seu joelho saindo do lugar, o que pode ter provocado uma grave lesão.
Com o triunfo no evento, Karine “Killer” agora soma duas vitórias em duas lutas no UFC. Em sua carreira, já são 16 triunfos, todos eles por via rápida, sendo sete por finalização e outros nove por nocaute.
Elizeu Capoeira derrota russo em seu retorno ao UFC
Retornando ao Ultimate após um longo período afastado, Elizeu Capoeira fez a luta de abertura do card principal do UFC Vegas 74 e, contra Abubakar Nurmagomedov, viu o russo iniciar a luta em alto ritmo na trocação. Na sequência, o primo de Khabib pressionou o brasileiro contra a grade, mas o primeiro round terminou com o paranaense igualando as ações na luta em pé. No segundo round, Elizeu mostrou potência em seus golpes, forçando Abubakar a, novamente, pressioná-lo contra a grade, mas sem ser efetivo em suas ações.
O brasileiro começou o terceiro e último assalto no UFC Vegas 74 com boas ações ofensivas, conectando chutes e boas joelhadas. Sentindo o bom momento, Elizeu Capoeira aumentou seu ritmo, acertou mais alguns golpes e garantiu sua vantagem na parcial, derrotando o russo na decisão dividida dos jurados em sua volta ao UFC, onde havia lutado pela última vez em outubro de 2021.
Daniel Willycat perde ponto, mas supera americano por unanimidade
Parceiro de treinos de Charles do Bronx, Daniel Willycat fechou o card preliminar do UFC Vegas 74 em duelo contra Johnny Munoz. Logo de cara, o embate começou com um chute do brasileiro, que pegou na região genital do americano. Com a luta retomada, Munoz foi puxou para a sua guarda e, por baixo no solo, buscou uma chave de braço e um triângulo, que foram defendidos por Daniel. Na trocação, Willycat tinha superioridade, o que fez Johnny puxar novamente para sua guarda, deixando o combate bem equilibrado.
No segundo round, Daniel Willycat levou a luta para o chão e conectou bons golpes no ground and pound. Além disso, o atleta da Chute Boxe/Diego Lima mostrou uma boa defesa de quedas e garantiu vantagem em mais uma parcial. No terceiro assalto, o brasileiro voltou a acertar a região genital do americano com um chute, e por conta disso, perdeu um ponto. Na volta do duelo, Willycat levou a luta para o solo novamente, onde se manteve em posição de domínio. Mesmo com a perda do ponto, o brasileiro, por conta da sua boa atuação ao longo da luta, saiu vitorioso na decisão unânime dos jurados, conquistando seu segundo triunfo em sequência no UFC.
Luan Lacerda é nocauteado por americano no card preliminar
Também no card preliminar do UFC Vegas 74, o combate entre Luan Lacerda e Da’Mon Blackshear iniciou na grade, mas, rapidamente, foi para o solo. Bastante flexível, o brasileiro buscou a chave de perna, bem defendida pelo americano, que respondeu com uma boa queda logo em seguida.
No segundo round, o combate partiu para a trocação, onde Blackshear vinha melhor. O amapaense, então, foi para a queda de sacrifício e, por baixo, tentou finalizar mais uma vez nas pernas, mas acabou sendo bastante golpeado no ground and pound e foi nocauteado. Com o resultado negativo, Luan Lacerda chega à sua segunda derrota em duas lutas no Ultimate. Da’Mon Blackshear, por sua vez, conquistou seu primeiro triunfo no UFC, após um empate e uma derrota na organização.
Philipe Lins supera russo e emplaca terceira vitória seguida
Primeiro brasileiro em ação no UFC Vegas 74, Philipe Lins iniciou o combate aplicando um bom overhand de direita sobre Maxim Grishin. Depois disso, os dois lutadores fizeram trabalho de grade, mas na trocação, o brasileiro continuou superior, e chegou a balançar o russo com mais um bom golpe de direita. No segundo round, Philipe voltou a pressionar Grishin contra a grade e, na luta em pé, ambos trocavam fortes golpes, com ligeira superioridade para o lutador do Rio Grande do Norte.
O terceiro e último assalto iniciou com os dois lutadores partindo para a trocação franca. Na sequência, Philipe Lins voltou a pressionar Maxim Grishin contra a grade, buscando a queda, em ações que foram bem defendidas pelo russo. No fim, após três rounds disputados no UFC Vegas 74, o brasileiro foi declarado vencedor na decisão unânime dos jurados e emplacou sua terceira vitória consecutiva no Ultimate.
RESULTADOS COMPLETOS:
UFC Vegas 74
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 03 de junho de 2023
Card principal
Amir Albazi derrotou Kai Kara-France por decisão dividida dos jurados
Alex Caceres derrotou Daniel Pineda por decisão unânime dos jurados
Jim Miller derrotou Jesse Butler por nocaute no 1R
Tim Elliott derrotou Victor Altamirano por decisão unânime dos jurados
Karine Silva finalizou Ketlen Esquentadinha com uma chave de joelho reta no 1R
Elizeu Capoeira derrotou Abubakar Nurmagomedov por decisão dividida dos jurados
Card preliminar
Daniel Willycat derrotou Johnny Munoz Jr. por decisão unânime dos jurados
Don’Tale Mayes derrotou Andrei Arlovski por nocaute técnico no 2R
John Castañeda derrotou Muin Gafurov por decisão unânime dos jurados
Muhammadjon Naimov derrotou Jamie Mullarkey por nocaute no 3R
Elise Reed derrotou Jihn Yu Frey por decisão unânime dos jurados
Da’Mon Blackshear derrotou Luan Lacerda por nocaute técnico no 2R
Philipe Lins derrotou Maxim Grishin por decisão unânime dos jurados