Ricardo Yoshito é uma das grandes promessas do Jiu-Jitsu brasileiro (Foto: Ana Assis Fotografia)
Revelado pela White House Jiu-Jitsu School em Manaus, Ricardo Yoshito, assim como a arte suave, tem uma origem multicultural e traz uma combinação única de heranças. O jovem é filho de pai manauara com descendência brasileira e mãe linense com descendência japonesa, o que o levou a receber o apelidado de "Samurai" pelos colegas e entusiastas do esporte. A conexão ficou ainda maior quando ele adotou o coque como sua marca registrada, tornando-o imediatamente reconhecível nos tatames.
A jornada de Ricardo Yoshito no Jiu-Jitsu começou cedo, quando ele tinha apenas 9 anos de idade. Seu interesse e paixão pelo esporte o levaram a se dedicar intensamente aos treinamentos, até fazer parte da equipe AOJ, onde recebe orientação e treino dos renomados irmãos Mendes. Esses mentores não apenas aprimoram suas habilidades técnicas, mas também incutem valores como disciplina, perseverança e respeito em sua abordagem ao esporte e à vida.
Atualmente em seu último ano como faixa-verde - em 2024 ele começa a lutar na faixa-azul juvenil -, o manauara vem conquistando ótimos resultados, além dos elogios dos seus mentores.
“A preparação do Ricardo para o juvenil está sendo feita desde que ele chegou na AOJ. Os treinos são sempre com atletas que estão vencendo no juvenil para que ele consiga ter uma visão especifica do nível da categoria e fazer os ajustes necessários. Tenho certeza que ele vem com esta grande vantagem no juvenil, venceu tudo nas faixas-laranja e verde, e treina todos os dias em um sistema que produz campeões mundiais na faixa-preta. Estou confiante no nosso trabalho e mal posso esperar para que ele tenha a oportunidade de mostrar o seu Jiu-Jitsu nos principais campeonatos”, disse Guilherme Mendes.
"É muito gratificante ter acompanhado toda a história do Ricardo Yoshito, ver seu compromisso com os treinos e evoluir no Jiu-Jitsu, e como líder, é um exemplo inspirador para outros jovens e um dos grandes orgulhos de nossa escola”, completou Diogo Dutra, professor da White House.
Antes de sua jornada na Art of Jiu-Jitsu, Ricardo se orgulha em contar que, seguindo o exemplo de atletas como Meyram Maquiné e Matheus Lima, sempre buscou reproduzir sua forma de lutar. Ele começou a treinar e fez sua primeira competição representando a Nova Opção antes de ela passar para a White House Jiu-Jitsu School.
Durante esse período, ele foi orientado pelo professor Alcenor Alves, seu pai Ricardo Amaral Filho, Diogo Dutra e Lucas Campelo, até mudar para o seu time atual, nos Estados Unidos. “Essa experiência inicial em projeto social e viver toda a criação da White House comigo, Diogo e Alcenor, com toda certeza moldou sua base no esporte, preparando-o para o próximo nível na AOJ", afirmou o pai do jovem.
Já sua mãe, Melissa Kavati Amaral, complementou sobre a evolução de Ricardo Yoshito e sua dedicação implacável: "Fico muito feliz em ver meu filho crescendo no esporte que ama e podendo conviver com seus ídolos Guilherme e Rafael Mendes de forma diária, sem perder seu vinculo com a White House e o Meyram que sempre o estimulou muito”.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.