Popó destacou seu apoio ao filho Rafael Freitas (Foto: William Lucas e Gaspar Nóbrega/Inovafoto)

A polêmica envolvendo a briga generalizada no Spaten Fight Night 2 ganhou novo capítulo nesta semana. Acelino Popó Freitas publicou uma carta aberta no Instagram direcionada ao filho, Rafael Freitas, que foi o responsável pelo soco que deixou Wanderlei Silva desacordado no ringue. O tetracampeão mundial de Boxe demonstrou apoio ao herdeiro, mas ao mesmo tempo deixou claro que já o havia repreendido pelo ato.

Em entrevista ao programa "Fantástico", da TV Globo, Rafael pediu desculpas diretamente a Wanderlei e à sua família, embora tenha justificado sua reação como um ato de proteção ao pai e aos familiares. Popó, em sua carta, reconheceu a gravidade da situação, mas reforçou a união familiar: "Rafael, você não precisava me defender. Esse é o meu papel. Nós conversamos e te repreendi, mas sei o filho maravilhoso que eu tenho e as bases em que você foi criado. Não tenha medo. Seu pai está aqui. Estamos juntos. Fique firme. Eu te amo", escreveu.

Na mesma postagem, o tetracampeão mundial também destacou que a família terá que responder judicialmente às acusações decorrentes da confusão: “Fui hospitalizado, operei e desfalquei uma luta anunciada, com prejuízos. Se querem resolver na justiça, teremos que estar prontos. Eu e você, juntos, em família. Contra quem nos atacou, contra as inverdades que espalham a cada minuto. Na justiça, teremos que nos defender e atacar - com a verdade”, publicou Popó.

O episódio aconteceu após a luta principal entre Popó e Wanderlei, encerrada no quarto round pela desclassificação do “Cachorro Louco” por golpes ilegais, como cabeçadas e uma joelhada. A partir daí, os corners invadiram o ringue e iniciaram uma briga generalizada que rapidamente fugiu ao controle da organização.

Rafael, que estava na plateia e usava um terno, entrou no ringue durante a confusão e atingiu Wanderlei primeiro com um soco na nuca e depois com outro no queixo, que o levou ao chão. O ex-campeão do Pride e UFC ficou desacordado, precisou de atendimento médico imediato e foi levado ao Hospital São Luiz, em São Paulo. Após os exames, recebeu alta, mas sofreu fraturas no nariz e lesões nas órbitas oculares.