Pec comemora seu gol, o primeiro do time na partida entre Vasco da Gama x Bangu pelo Campeonato Carioca no Estadio Sao Januario em 9 de marco de 2023.Daniel RAMALHO/VASCO

O Vasco ultrapassou o Flamengo nos critérios de desempate e conquistou a segunda colocação da Taça Guanabara. Isso porque, nesta quinta-feira, o Cruz-Maltino venceu o Bangu por 2 a 0 em São Januário, pela última rodada da competição. Gabriel Pec e Pedro Raul marcaram os gols da partida. 
O adversário do Vasco na semifinal será o Flamengo. As duas equipes se enfrentarão na segunda-feira, às 21h10, no Maracanã, pelo jogo de ida. Como conquistou a segunda posição da Taça Guanabara, o Cruz-Maltino terá a vantagem do empate no confronto.
O Bangu, por sua vez, permaneceu com 12 pontos e ficou na nona colocação. Dessa forma, o Alvirrubro não conquistou a vaga para jogar a Taça Rio.

O JOGO

O Vasco começou melhor e rapidamente abriu o placar em São Januário. Aos cinco minutos do primeiro tempo, Paulo Victor cobrou lateral na área, e a zaga do Bangu falhou no corte. Gabriel Pec, então, aproveitou a bobeira, antecipou o marcador e cabeceou para colocar o Cruz-Maltino em vantagem.
A equipe de Maurício Barbieri manteve a pegada e até criou chances para chegar ao segundo gol, mas não aproveitou. Essa pressão durou até a parada técnica. Depois da pausa, o cenário do jogo mudou: o Bangu cresceu de produção e passou a incomodar o Vasco, que pouco fazia.
Apesar do cenário adverso nesse momento, o Cruz-Maltino deu um gás na reta final do primeiro tempo e teve uma oportunidade de ouro para marcar o segundo. Aos 42 minutos, a arbitragem assinalou um pênalti duvidoso em cima de Paulo Victor. Alex Teixeira foi para cobrança, mas o goleiro Matheus Santillo saltou para fazer a defesa.   
O segundo tempo, por sua vez, foi quase todo do Bangu. O Alvirrubro criou as melhores jogadas e passou muito perto do empate. Em uma das tentativas, num míssil de fora da área de Gabryel Martins, Léo Jardim conseguiu espalmar, mas a bola ainda tocou na trave antes de sair.
O bom momento do time comando por Felipe chegou ao fim aos 30 minutos. Isso porque Adsson fez falta em Nenê, levou o segundo cartão amarelo e, consequentemente, foi expulso. 
Com isso, o Vasco voltou a impor seu ritmo, não sofreu mais e ainda marcou o segundo gol. Nos acréscimos, aos 47 minutos, Nenê cobrou escanteio, e Pedro Raul subiu alto para desviar de cabeça e dar números finais ao jogo.

FICHA TÉCNICA

Vasco x Bangu

Data e Hora: 09/03/2023, às 19h30
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Tarcizo Pinheiro Caetano

Cartões amarelos: Gabriel Pec e Paulo Victor (VAS) / Liberato (BAN)
Cartões vermelhos: Adsson (BAN)
Gols: Gabriel Pec (1-0)(05'/1ºT) / Pedro Raul (2-0)(46'/2ºT)
VASCO (Técnico: Maurício Barbieri)
Léo Jardim; Puma, Manuel Capasso, Anderson Conceição (Zé Vitor, Anderson Conceição, 22'/2ºT) e Paulo Victor; Rodrigo, Andrey (Marlon Gomes, 18'/2ºT) e Jair (Barros, 35'/2ºT); Gabriel Pec (Figueiredo, 18'/2ºT), Alex Teixeira (Nenê, 18'/2ºT) e Pedro Raul.
BANGU (Técnico: Felipe Loureiro)
Matheus Santillo; Gabriel Saulo (Renê Jr, 24'/2ºT), Carlos Eduardo, Patrick (Renatinho, Intervalo) e Gabriel Feliciano; Adsson, Liberato (Kevin, 15'/2ºT), Samuel (Rochinha, Intervalo) e Edinho; Gabryel Martins e Luis Felipe (JV, 33'/2ºT).