São Januário, estádio do VascoRafael Ribeiro / Vasco

Rio - O Vasco já tem em mãos a documentação em que a Polícia Militar autoriza que o clássico com o Botafogo, na próxima segunda-feira (6), aconteça em São Januário. O clube solicitou que a Ferj encaminhe o material à CBF e a alteração será confirmada nas próximas horas.
Inicialmente, o jogo estava marcado para acontecer no próximo domingo (5), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Porém, a PM proibiu que o clássico seja disputado no domingo em qualquer estádio do Rio, em razão do planejamento especial para a final da Libertadores entre Fluminense e Boca Juniors, no sábado (4), no Maracanã, já que os argentinos são esperados em massa no Rio.
Outra determinação da PM é que o Botafogo, visitante da partida, tenha direito a apenas 5% dos ingressos disponíveis. A medida faz parte do protocolo de segurança que é adotado em São Januário para jogos contra clubes de grande torcida, como os de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grandes do Sul.
O Vasco estava proibido pela PM de mandar clássicos em São Januário. O último aconteceu justamente contra o Botafogo, há dois anos, quando os dois times disputavam a Série B. A solicitação do clube foi específica para o duelo da próxima semana, ou seja, a resposta positiva não garante que o Cruz-Maltino poderá mandar outros clássicos na Colina.
Um dos argumentos utilizados pelo Vasco foi o de que, nos últimos anos, os confrontos com o Botafogo não ter registrado maiores incidentes, diferentemente dos outros clássicos. O Botafogo concordou que a partida fosse em São Januário, uma vez que o Maracanã ainda estará em posse da Conmebol por conta da final da Libertadores e o gramado do Raulino de Oliveira não apresenta boas condições.