Lucas Piton é um dos cinco titulares do Vasco que esteve em eliminação para o Nova Iguaçu, em 2024Divulgação / Vasco

O Vasco busca a classificação para a terceira fase da Copa do Brasil e, para isso, precisará superar um Nova Iguaçu que recentemente tornou-se uma pedra no caminho vascaíno. Os dois clubes se reencontram na quarta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), no Nilton Santos, novamente numa fase de mata-mata, quase um ano depois da semifinal do Campeonato Carioca de 2024.
Aquele confronto ficou marcado pela classificação da Laranja Mecânica da Baixada para a inédita final, com uma surpreendente vitória por 1 a 0 em pleno Maracanã lotado, gol de Bill, aos 29 minutos.
Daquele time derrotado no ano passado, cinco que estiveram em campo seguem como titulares do Cruz-Maltino: Léo Jardim, João Victor, Lucas Piton, Paulo Henrique (entropu no segundo tempo) e Vegetti. Além deles, Payet e Sforza também participaram e têm na memória a surpreendente eliminação.
Mas esse não foi o único duelo em que o Cruz-Maltino sofreu contra o adversário. São quatro jogos sem vencer o Nova Iguaçu, a maior sequência negativa desde o primeiro confronto, que aconteceu em 2006, com vitória por 4x2.
Somente em 2024 foram três tropeços do Vasco, com uma derrota por 2 a 0 na Taça Guanabara e um empate em 1 a 1 no jogo de ida da semifinal do Carioca. Já em 2025, o placar de 1 a 1 foi com um time alternativo, já que os titulares ainda estavam em pré-temporada.