As novas salas de cinema serão nesse modeloQuitanda Soluções Criativas - Imagem cedida ao DIA - Arquivo
Guapimirim terá capacitação em gestão de equipamentos audiovisuais
A atividade será voltada para estudantes a partir dos 14 anos
Guapimirim – Estudantes de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, poderão se matricular para o Ciclo Formativo de Gestão de Equipamentos para fruição Audiovisual. As aulas serão ofertadas pela Rede Cine+ e as inscrições estarão abertas até o próximo dia 31 de março.
Para se inscrever é preciso ter mais de 14 anos e estar regularmente matriculado numa escola das redes públicas municipal ou estadual situadas em Guapimirim.
O ciclo formativo terá 60 horas de programação, com aulas sobre História do Cinema, curadoria, noções sobre distribuição e exibição de audiovisuais.
O projeto vai beneficiar 100 jovens de cinco municípios participantes, sendo 20 alunos para cada um destes. As demais cidades fluminenses são: Areal, Casimiro de Abreu, Itaocara e Paraty.
Todas essas cinco cidades mencionadas ganharão uma sala de cinema cada que está sendo elaborada pela Rede Cine+. A nova previsão é que as mesmas sejam entregues em abril deste ano.
O Cine+ é programa de democratização da arte que consiste na construção de salas cinematográficas para municípios com até 250 mil habitantes. E segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guapimirim tem pouco mais de 62 mil moradores.
O Cine+ foi criado pela produtora cearense Quitanda Soluções Criativas, Instituto BR e Marco Zero, com patrocínio da Enel e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A produção executiva ficará por conta da Cinco Elementos Produções. Além disso, as prefeituras dos municípios contemplados darão apoio institucional, incluindo a de Itapipoca, no Ceará.
Para se inscrever, clique aqui.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.