Os deputados estaduais Renata Souza (Psol-RJ) e Júlio Rocha (Agir-RJ) comentam na internet sobre a aprovação da nova leiJúlio Rocha - Redes Sociais

Guapimirim – Escolas da rede estadual de educação do Rio de Janeiro terão a Semana Verde e Branca de enfrentamento ao bullying e ao cyberbullying. A iniciativa está prevista na Lei Estadual nº 10.023/2023, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro do último dia 23 de maio, e de autoria dos deputados estaduais Júlio Rocha (Agir-RJ) e Renata Souza (Psol-RJ).
O bullying consiste numa intimidação ou perseguição constante e intencional, com agressões físicas e/ou psicológicas, o que inclui ofensas e xingamentos, praticadas por um indivíduo ou um grupo, provocando abalos emocionais e dores nas vítimas. As práticas representam um tipo de violência e podem ocorrer em diversos ambientes: escolas, igrejas, no ambiente de trabalho, nas agremiações esportivas, na vizinhança etc.
Já o cyberbullying consiste na perseguição em ambiente digital como aplicativos de mensagem e redes sociais, por exemplo, também com o intuito de ofender, difamar e espalhar mentiras contra outra pessoa.
Os colégios da rede estadual de ensino fluminense deverão promover campanhas de conscientização durante a semana do dia 7 de abril, data que se celebra o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola.
Essa é a primeira lei de autoria do deputado guapimiriense aprovada pelo Poder Executivo estadual. O parlamentar está em seu primeiro mandato e assumiu o cargo em fevereiro deste ano.