Comemoração dos 20 anos do PETP, em 2022Elaine Donato - Imagem cedida ao DIA

Guapimirim – O Parque Estadual dos Três Picos (PETP), no estado do Rio de Janeiro, celebrará seus 21 anos, a serem completados na próxima segunda-feira (5/6), com uma programação especial para o público, o que inclui o plantio de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, exposição de fotos, entre outras atividades. As comemorações irão ocorrer entre os próximos dias 5 e 8 deste mês.
No Núcleo Paraíso, em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, haverá a Caravana da Ciência nos dias 5 e 6 de junho. Essa exposição será exclusiva para as escolas que fizeram agendamento prévio.
Na Caravana da Ciência, os visitantes terão sessões de planetário inflável, exposições científicas interativas voltadas para áreas da física, matemática e biologia e poderão observar o céu por meio de telescópio, entre outras atividades. O projeto já passou por 51 municípios fluminenses e é promovido pela Fundação Centro de Ciências da Educação Superior do Rio de Janeiro (Cecierj), ligado ao governo fluminense.
No Núcleo Jequitibá, em Cachoeiras de Macacu, será realizado o Circuito Jequitibá x Gruta dos Cristais no dia 6 de junho. Os estudantes cujos colégios pré-agendaram a visitação percorrerão um trecho de quase um quilômetro numa trilha que passa por riacho, uma caverna, além de contemplar uma árvore de Jequitibá existente há mais de mil anos.
O plantio de mudas ocorrerá no Núcleo Vale da Revolta, em Teresópolis, na Região Serrana, no próximo dia 7 de junho. Essa atividade é aberta ao público em geral, segundo os organizadores.
Também haverá plantio de mudas nativas da Mata Atlântica no Núcleo Três Picos, em Nova Friburgo, na Região Serrana, no próximo dia 8 de junho. Nesse mesmo dia e local haverá uma exposição de fotos do fotógrafo Juran Santos sobre a biodiversidade da região. Ambos os eventos serão abertos ao público.
“É com muita alegria que celebramos os 21 anos do maior parque estadual ambiental do Rio de Janeiro no estado do Rio de Janeiro. Elaboramos uma programação especial para os visitantes contemplarem a biodiversidade da Mata Atlântica. Com o plantio de mudas, com a exposição e atividades voltadas para estudantes, buscamos propor uma reflexão sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente, criar um sentimento de pertencimento de que homem e natureza devem manter uma relação simbiótica na qual um precisa do outro para coexistir. Cuidar do meio ambiente é algo que nunca sairá de moda. A nossa existência depende disso”, expressou o gestor do PETP, Alexandre Donato de Sá.
Programação aberta aos visitantes
* Dia 7/6 (quarta-feira)
Local: Subsede Vale da Revolta - Teresópolis
Rodovia Rio-Teresópolis (BR-116), no KM 85,6
9h – Plantio de mudas.
* Dia 8/6 (quinta-feira)
Local: Núcleo Três Picos – Nova Friburgo
Estrada dos Três Picos, s/nº - Vale dos Deuses – Distrito Campo do Coelho
8h às 17h – Plantio de mudas / Exposição de fotos – Juran Santos.
10h às 17h – Parque Escola: Trovas, desenhos e conhecendo as aves.
Sobre o PETP
O Parque Estadual dos Três Picos é o maior parque estadual ambiental do Rio de Janeiro e contém a maior biodiversidade em território fluminense. Ocupa uma área de mais de 65 mil hectares, equivalente a mais de 91 mil campos de futebol.
A área total do PETP abrange cinco municípios: Cachoeiras de Macacu, Guapimirim, Nova Friburgo, Silva Jardim e Teresópolis. Seu nome deriva dos Três Picos, conjunto de três montanhas localizada em Nova Friburgo na qual a maior delas é de 2.366 metros de altitude.
O Parque Estadual dos Três Picos foi criado por meio do Decreto Estadual nº 31.143/2022, de 5 de junho de 2002, pela então governadora do Rio de Janeiro Benedita da Silva (PT-RJ). A data coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente.
O mencionado parque está situado numa área atualmente chamada de Serra do Mar, uma rede de trilhas e parques ecológicos que conecta com outras rotas de cicloturismo e ecoturismo criada pelo Ministério do Meio Ambiente.
O Centro de Primatologia do Rio de Janeiro (CPRJ) se encontra no Núcleo Guapimirim do PEPT. Com mais de 40 anos de atuação, trata-se da primeira instituição brasileira com foco na preservação de primatas nativos do país e pesquisas sobre desenvolvimento de vacina contra febre amarela para primatas neotropicais, entre outros estudos de relevância para essas espécies e que possam impactar no bem-estar humano. Devido a tais particularidades, esse núcleo não é aberto à visitação.
O Parque Estadual dos Três Picos é subordinado ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), sendo este ligado à Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (Seas-RJ).