O público pode apreciar um pouco do folclore portuguêsSecom PMG - Imagem cedida ao DIA

Guapimirim – Bacalhau, pastel de Santa Clara, fado e muita diversão. Esses são alguns dos itens essenciais para uma tradicional festa portuguesa. E teve tudo isso no Guapi Festeja Viseu, evento que aconteceu em Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, nos últimos dias 2, 3 e 4 de junho, e que celebrou as culturas lusitana e brasileira.
Durante três dias, o público pôde apreciar um pouco do que há de melhor na cultura de dois países unidos por laços históricos e culturais, aprender algumas receitas com a culinarista Maria de Lourdes, tomar vinho e cerveja, dançar músicas de gafieira e de quadrilha, assistir a shows musicais e a peças de teatro, inclusive com a participação dos personagens Rosinha e Chico Bento, ambos da Turma da Mônica.
O cantor guapimiriense Írio Lima, conhecido na região como a Voz da Serra, foi um dos destaques do evento. Outro destaque foi o Museu do Falso, sediado na cidade portuguesa de Viseu, com alguns dos acervos criados por artistas lusitanos e de Guapimirim e com direito à visita guiada pelo curador Rui.
O Guapi Festeja Viseu foi promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Guapimirim e ocorreu na Casa do Viseu, espaço situado nesse município da Baixada Fluminense. O intuito foi promover um intercâmbio entre as duas cidades separadas pelo Oceano Atlântico.
A ideia teria surgido entre fevereiro e março deste ano, quando o secretário de Turismo Mário Seixas marcou presença num evento do setor turístico em Portugal.