Fachada da Escola Municipal Neli Albuquerque Vivas, em Parada Modelo, GuapimirimFoto: Google Mapas - Divulgação

Guapimirim – Estudantes da rede municipal de ensino de Guapimirim, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, vão participar de um projeto de educação ambiental e de cidadania entre os próximos dias 4 de setembro e 23 de outubro. As ações serão desenvolvidas no âmbito do projeto Sou do Mangue, da Nova Transportadora do Sudeste (NTS), realizado pela ONG Guardiões do Mar. Nessa cidade, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.
O referido projeto tem por objetivo conscientizar sobre a importância de práticas ambientais sustentáveis e o impacto dos resíduos sólidos na natureza.
Além de Guapimirim, o projeto Sou do Mangue ocorrerá em escolas dos municípios de Cachoeiras de Macacu e de Itaboraí. A previsão é de que participem um total de 400 pessoas nos três municípios, sendo 30 alunos de cada colégio e mais dois professores. Ao todo, serão 12 unidades de ensino, quatro por cidade.
Em Guapimirim, por exemplo, vão participar estudantes da educação infantil ao 5º ano das seguintes escolas municipais: Marcionílio Ignácio, Neli Albuquerque Vivas, Rosa de Sarom e Tuffy Nicolau Habib.
Depois de concluídos os trabalhos, os participantes vão expor os projetos desenvolvidos por meio do projeto.
O projeto Sou do Mangue está sendo implementado em municípios impactados pelo futuro Gasoduto Guapimirim-Itaboraí (Gasig), cuja construção está sob responsabilidade da NTS, e que tem previsão de operação em 2024.
O mencionado projeto teve início em outubro de 2020, por meio da restauração florestal ambiental de 10 hectares de manguezais degradados na Área de Proteção Ambiental (APA) Guapimirim.