"O Fantástico Natal de Guapi" pode se tornar patrimônio cultural, turístico e gastronômico do Estado do Rio de Janeiro.Divulgação

O Fantástico Natal de Guapi, considerado o maior evento natalino gratuito e inclusivo do Estado do Rio de Janeiro, agora faz parte oficialmente do patrimônio fluminense. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou ontem (11), em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 5676-A/2025, de autoria do deputado Júlio Rocha (Agir), que declara o evento como Patrimônio Cultural Imaterial, Turístico e Gastronômico do estado.

Realizado em Guapimirim, o Fantástico Natal de Guapi se consolidou como uma das celebrações mais emocionantes e acessíveis do calendário fluminense. Com entrada gratuita, o evento reúne milhares de pessoas todos os anos em uma programação que encanta crianças, jovens e adultos, promovendo cultura, lazer e solidariedade.

De acordo com o deputado Júlio Rocha, a festa vai além do espetáculo de luzes e atrações. “O evento é um exemplo de inclusão social, oferecendo atividades para todos os públicos e garantindo acessibilidade. Além disso, movimenta a economia local, gerando oportunidades para comerciantes, artistas e empreendedores da região”, afirmou.
O projeto agora segue para sanção do governador Cláudio Castro.