Hospital Municipal Leal JúniorFoto: Divulgação

Itaboraí - O Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ), no bairro de Nancilândia, concluiu a instalação de uma nova central de monitorização com 10 monitores multiparâmetros para os pacientes do Centro de Terapia Intensiva (CTI), serviço de tecnologia avançada precursora na região.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), entre os principais benefícios do novo sistema, estão a melhoria na qualidade de cuidados no CTI; o monitoramento contínuo com alertas e notificações em tempo real, além do registro e análise precisos de dados; melhoria na coordenação da equipe; aumento da eficiência e da segurança; diminuição na demanda operacional e cumprimento de requisitos regulatórios.
O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, ressaltou a importância da modernização no acompanhamento dos pacientes do CTI.
“O nosso objetivo com a instalação dessa tecnologia avançada é trazer ainda mais segurança para os pacientes do CTI. Todos os monitores instalados nos leitos dos pacientes são interligados com a nova central de monitoramento, o que auxilia bastante no tratamento de cada usuário e na comunicação da equipe multidisciplinar, que conta com médicos, enfermeiros, técnicos, fisioterapeuta e outros. Estamos avançando com obras em vários setores da unidade com o objetivo de oferecer um atendimento mais humanizado para a população de Itaboraí”, disse o secretário.
Instalados diretamente nos leitos, os novos equipamentos serão responsáveis por acompanhar, em tempo real, a condição clínica de cada paciente do CTI, informando a equipe médica o quadro clínico de cada um dos usuários do setor.
Segundo a SEMSA, todo o processo de implantação da central de monitorização contou com avaliação do cenário com mapeamento dos locais, instalação de infraestrutura, treinamentos técnicos, configuração dos equipamentos e operação assistida dos aparelhos. Além disso, os 10 monitores multiparâmetros fazem parte da central de monitorização e acompanham em tempo real a condição de saúde do paciente, informando os sinais vitais, como pressão arterial, batimentos cardíacos, respiração, saturação de oxigênio, temperatura corporal e nível de dióxido de carbono para a equipe médica.

“Com a instalação dessa nova central de monitoramento, buscamos aumentar a segurança do paciente, com informações em tempo real sobre a sua situação clínica. Essas informações são fundamentais no tratamento de cada paciente do CTI e auxilia bastante na detecção de alterações clínicas e comunicação entre as equipes”, destacou Rodrigo Siqueira, diretor administrativo do HMDLJ.