O congresso segue nesta quarta e se encerra na quinta.Foto/ Divulgação
Na noite desta terça-feira (26), foi realizada, no Resort Portobello, em Mangaratiba, na Costa Verde do Rio de Janeiro, a cerimônia de abertura do 25º Encontro Nacional de Municípios com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente - ANAMMA. O congresso segue nesta quarta e se encerra na quinta.
Considerado o maior evento voltado ao tema Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do planeta, o encontro, pautado nesta edição pelo tema "Cidades Resilientes e do Futuro; Memórias e Inovações ambientais", conta com a participação de técnicos de 24 estados e mais de 300 municípios, demonstrando a abrangência e importância da reunião.
A abertura do congresso foi marcada por discursos do prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro; do vice-governador do Rio de Janeiro, Thiago Pampolha; do presidente nacional da ANAMMA, Marçal Cavalcanti; e do vice-presidente da ANAMMA e secretário de Meio Ambiente de Itaguaí, Antonio Marcos Barreto. As falas ressaltaram a influência da associação nos municípios e sua representatividade.
Dentre as autoridades presentes, destacaram-se figuras como a do prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira; do Reitor do Instituto ANAMMA, Dr. Marcelo Marcondes; da vice-presidente do Instituto Estadual do Ambiente – INEA, Deise Delfino; do subsecretário de Agricultura do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Brasil; e da diretora do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, Marcela Moraes.
O encontro busca fomentar discussões e práticas sobre o desenvolvimento sustentável do país. A expectativa é reunir mais de mil participantes ao longo dos três dias, criando um ambiente propício para a elaboração da Carta de Compromissos que será apresentada na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, prevista para ocorrer em novembro de 2025, em Belém.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.