Entre os curtas o filme " Os causos da Bisavó", que ganhou o prêmio internacional de BHDivulgação/Assessoria evento

Itaguaí - Cinema ao ar livre para os moradores de Itaguaí. O festival de curtas acontece, nesta sexta-feira (27) na Praça Vicente Cicarino, e deve reunir cerca de 450 espectadores, por sessão, iniciada ontem. Serão exibidos 16 filmes, com entrada gratuita. Os presentes terão direito ainda, a pipoca e refrigerante de graça. Após as sessões tem debate e sorteio com distribuição de brindes. As exibições acontecem às 18h30min e às 20h. 

Os filmes nacionais selecionados que compõem a programação são representativos de todas as regiões do Brasil, com curtas de 11 estados.
Já passaram pelos telões montados na praça os filmes: ‘Lé com Cré’ animação que trouxe reflexões das crianças sobre temas como dinheiro, medo e questões de gênero, ‘Os Causos da Bisavó’ que fala sobre medos e assombrações, ‘Celaticomus’ que ganhou como melhor Curta-Metragem de Animação no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte e mostra que até um monstro pode ser tocado pela arte e pela literatura; ‘Dela’ que reforça o combate ao racismo desde a infância, onde a menina passa a conhecer e se orgulhar da origem de seu nome.

Na sessão das 20h  ‘Lily’s Hair’ que trata de uma menina em busca de sua identidade negra, desafiando a pressão estética que a sociedade impõe, ‘O Véu de Amani’ que amplia a discussão para as questões étnicas e religiosas e sobre as diferença culturais entre refugiados e cidadãos locais, ‘Guri’ que trata de bullying e superação, com o suporte da comunidade e ‘O Homem que Virou Meme’ que trata da atualidade das piadas na internet.
Nesta sexta-feira (27), no mesmo horário, às 18h30min: ‘Meu Nome é Maalum’ que traduz o bullying em uma narrativa lúdica e educativa, ‘Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari’ que mergulha na fantasia de uma criança, com base no folclore amazônico, ‘Sobre Amizade e Bicicletas’ que aborda o assunto capacitismo com leveza e humor e “Rua Dinorá’ que trata de uma menina que busca a identidade do seu local de origem.
Ás 20h será vez de ‘Teo, o Menino Azul’ que trata do descaso ambiental do mundo contemporâneo, ‘Menina Espoleta e os Super-Heróis Secretos’ que aborda a fantasia dos super-heróis no universo infantil, ‘O Menino e o Ovo’ que fala sobre empatia e ‘Intervalo’ que aborda a relação entre porteiro de um prédio e filho, que ficam trancados em um terraço durante um jogo de futebol e são ignorados pelos moradores.

Os Curtas metragens são filmes com uma duração menor do que os tradicionais longas metragens. Eles contam histórias de forma mais concisa e podem abranger diversos gêneros, como drama, comédia, animação, ficção e documentário. Ao final de cada sessão a plateia será convidada a participar de um debate sobre os temas abordados nos curtas, além de concorrer a brindes.

O projeto é patrocinado pela Light, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A realização é da Associação Caminho da Cultura.
A estrutura está montada na Praça Vicente Cicarino localizada no Centro de Itaguaí.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.