As ações do governo envolvem campanhas desenvolvidas no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos Foto Decom/Divulgação

Itaperuna – Seis dias após ter iniciado a campanha “Agosto Dourado”, com ações definidas para todo o mês, no Centro de Saúde Dr. Raul Travassos, p governo de Itaperuna lançou, neste domingo (06) atendimentos especiais contra a tuberculose, por conta do Dia Estadual de Combate à doença.
O objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção e o enfrentamento da tuberculose que, conforme ressalta a Secretaria Municipal de Saúde, ainda é uma realidade: “É fundamental que todos estejamos unidos na luta contra essa enfermidade”.
O Departamento de Comunicação (Decom) da prefeitura aponta que a prevenção é a chave para vencer essa batalha e enfatiza: “A nossa Secretaria de Saúde reforça o compromisso em promover ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado para combater essa doença”.
Uma das medidas apontadas é a informação imediata sobre os sintomas: “Busque atendimento médico caso apresente sinais da doença e siga o tratamento corretamente, se for diagnosticado com tuberculose”, orienta a secretaria; os principais sintomas são febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.
“O Centro de Saúde Dr. Raul Travassos possui o Programa de Tuberculose que oferece tratamento gratuito e especializado com uma equipe multidisciplinar”, destaca o Decom, assinalando que a secretaria também desenvolve ações integradas de atendimento odontológico, realizando visita técnica em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Seguindo determinação do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues (Alfredão), a secretaria tem cumprido inumeras demandas externas semanalmente, independente dos serviços oferecidos naturalmente. Entre as pautas da última semana, o Centro da Doença de Alzheimer e Parkinson (CDA/CDP) realizou reunião sobre a importância da fisioterapia nos pacientes das duas doenças.
Outras ações em bairros e distritos foram teste rápido e vacina da gripe; atualização da caderneta vacinal da criança e do adolescente; visitação domiciliar, através da Vigilância Ambiental, e um mutirão para bloqueio do mosquito Aedes aegypti e carrapato; campanha sobre aleitamento materno.