O preparo do solo em benefício do pequeno produtor é feito pela Secretaria de Agricultura Foto Decom/Divulgação
Pequenos agricultores recebem apoio na preparação do solo para o plantio de cana
Governo também trabalha no processo de beneficiamento de sementes de espécies da Mata Atlântica
Itaperuna – As necessidades dos agricultores e produtores rurais de Itaperuna (RJ) estão sendo priorizadas pelo governo municipal, por meio das secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente. A primeira cuida da reparação do solo para o plantio de cana; a segunda trabalha no processo de beneficiamento de sementes de espécies da Mata Atlântica.
O Departamento de Comunicação (Decom) explica que as equipes da Agricultura desempenham uma variedade de funções e serviços com o objetivo de promover o desenvolvimento agrícola e rural, atendendo às demandas do campo, prestando serviços técnicos para aprimorar as práticas agrícolas, aumentar a produtividade e promover a sustentabilidade.
“Na última semana, uma das equipes esteve ocupada preparando o solo para o plantio de cana-de-açúcar em uma propriedade próxima à localidade da Prainha”, informa o Decom justificando: “Entendemos que o apoio à agricultura familiar é essencial para gerar renda e melhorar as condições de vida dos pequenos agricultores”.
SEMENTES - No caso da ação da Meio Ambiente, a secretaria informa que na última semana trabalhou no processo de beneficiamento de sementes de espécies da Mata Atlântica, ou seja, na extração das sementes dos frutos: “Foram plantadas cinco mudas de espécies em um evento realizado na AABB (Associação Atlética Banco do Brasil)”.
A secretaria defende que, “por meio da educação ambiental, as pessoas adquirem as habilidades e conhecimentos necessários para tomar decisões informadas sobre questões ambientais, o que é fundamental para a participação cidadã e para influenciar as políticas governamentais”.
“Estamos comprometidos em fortalecer nossa agricultura local e garantir um futuro sustentável para nossa comunidade”, resume assinalando que no evento realizado recentemente foram apresentados encartes educativos e distribuídas sementes, incluindo cássia grande, pau-ferro, ipê amarelo, pata de vaca, jatobá, sabão de soldado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.