No Colégio Estadual José Garcia de Freitas moradores foram orientados sobre como proceder Foto Decom/Divulgação

Itaperuna – Se depender do governo de Itaperuna, na região noroeste do Estado do Rio de Janeiro, os moradores de Retiro do Muriaé não mais serão surpreendidos quando houver ocorrências de chuva forte, cheias e deslizamentos de terra. Uma estratégia de desocupação na comunidade Couro do Boi, acaba de ser simulada.
A iniciativa marcou a abertura da Semana Estadual de Redução de Riscos de Desastres,
celebrada nessa quarta-feira (29), e envolveu a Secretaria Municipal de Segurança, Proteção e Defesa Civil; a de Defesa Civil do Estado; e o Corpo de Bombeiros Militar.
Na oportunidade, foi testada a mobilização dos moradores, em rota da ação que consistiu em ligar as sirenes das viaturas para sinalizar perigo no local; em seguida, as pessoas foram retiradas da comunidade com apoio de um ônibus e levadas para o Colégio Estadual José Garcia de Freitas.
No abrigo simulado, os supostos abrigados foram recebidos com um café da manhã e participaram de bate-papo com o Tenente PM Daniel e o Major Luz, da Defesa Civil Estadual. Todos foram alertados para os riscos e orientados sobre como devem proceder em cada caso.
Participaram em apoio às ações as Secretarias de Educação e de Assistência Social; Trabalho e Habitação; vereador Marcos Alexandre Finamor Rodrigues (Marquinho de Retiro); dezenas de moradores; agentes da Guarda Civil Municipal; e inúmeros voluntários.